EMPREGO

Governo retoma realização de concursos

A reta final em que se encontra o concurso público para professores marca o êxito dos técnicos do Governo do Estado na realização de processos seletivos para ampliar o quadro de pessoal e, assim, oferecer melhores serviços à população. Depois de anos sem promover concursos, desde o início de 2004 a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap), em conjunto com outras secretarias e universidades, já abriu seleções para quase 12 mil vagas, em diversas áreas.

O maior dos concursos é o que vai preencher 9.943 vagas no Quadro Próprio do Magistério (QPPE). Feito em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), o processo seletivo foi aberto em outubro e está em fase de conclusão. Os professores já começaram a tomar posse e, até o fim deste mês, todos os aprovados deverão estar nomeados.

Saúde - Também na reta final está o concurso para 450 vagas na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). No início de janeiro, os aprovados que se inscreveram no interior do Estado tomaram posse. Resta, apenas, a conclusão do processo para os candidatos que concorreram na região metropolitana de Curitiba.

As 450 vagas na Sesa são para diversas funções – médico, fisioterapeuta, motorista, assistente social, técnico em laboratório, telefonista, enfermeiro, entre outras. O processo seletivo está sendo realizado em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Outro concurso tocado em conjunto com a UFPR é para a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju). Serão preenchidas 1.231 vagas de agente penitenciário, tanto na capital e região, como no interior. O processo está na fase de avaliações médicas e exames laboratoriais.

Ao mesmo tempo em que vai encerrando esses três concursos, o Departamento de Recursos Humanos (DRH) começa a se concentrar no trabalho de identificar quais áreas carecem de pessoal com mais urgência, para a abertura de concursos mais para frente.

Folha de Londrina