CIDADE

Argentinos vêm conhecer potencial de Maringá

Dirigentes empresariais, autoridades e representantes de instituições de ensino superior e pesquisa de Córdoba e Rio Cuarto, na Argentina, estarão em Maringá no próximo mês de maio para conhecer o potencial econômico, cultural, tecnológico e de ensino da região.

A comitiva argentina vem retribuir a missão empresarial que esteve nas duas cidades na semana passada, impressionando autoridades e empresários pela estrutura oferecida por Maringá e região para negócios no Mercosul.

"A vinda deles vai consolidar ainda mais nossa proposta de integração e fechar uma agenda permanente de negócios e troca de experiências”, afirmou o superintendente do Porto Seco de Maringá, Marcos Capelazzi, um dos organizadores da missão.

Segundo Capelazzi, a cada nova reunião a receptividade dos argentinos era maior.

As apresentações do potencial de Maringá pelo prefeito Silvio Barros e da região Norte do Paraná pelos representantes da Agência Terra Roxa de Desenvolvimento impressionaram as autoridades e dirigentes empresariais de Córdoba e Rio Cuarto, cidade da região metropolitana de Córdoba.

Os dirigentes da Secretaria de Indústria e Comércio da Província de Córdoba e do Centro Empresarial, Comercial, Industrial e de Serviços de Rio Cuarto, aceitaram de imediato participar da Expoingá.

O prefeito Silvio Barros conseguiu, através da Sociedade Rural de Maringá, um estande para a participação dos argentinos.

Mesmo com pouco tempo para preparar os empresários e instituições, os dirigentes argentinos garantem estar presentes na exposição de Maringá em maio próximo.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Maringá, Valter Viana, classificou como “muito positiva” a missão.

“Avançamos bastante na questão do desenvolvimento econômico e turístico.

Vamos trabalhar juntos para formar parcerias nesses aspectos e fazer negócios atraindo a classe empresarial e movimentando assim nosso setor turístico”.

Ele acredita que durante a visita dos empresários e lideranças a Maringá, as negociações avancem ainda mais.

Para a secretária da Cultura, Flor Duarte, que integrou a missão, a visita representou o primeiro passo para o início de um intercâmbio entre as cidades.

“Córdoba é uma cidade que possui um patrimônio histórico muito rico e muitos projetos culturais.

A cidade conta com nove museus, além de corais, bandas e elencos de balé e teatro.

Durante a visita apresentamos os nossos projetos e eles foram muito elogiados.

A partir deste primeiro contato pretendemos estudar a possibilidade de trazer músicos argentinos para Maringá e mandar nossos artistas para participar de oficinas e se apresentarem lá.

Tecnologia

Capelazzi destaca o apoio recebido dos dirigentes das principais entidades empresariais e de ensino da região de Córdoba.

“Participamos de reuniões na Câmara de Comércio Exterior e na União Industrial de Córdoba, além de conhecermos a Córdoba Tecnology, um modelo de incentivo ao setor de tecnologia de onde podemos tirar muitas lições”, revelou.

Ele destacou também o empenho dos dirigentes da Agência de Desenvolvimento de Comércio Exterior de Córdoba, que não mediram esforços para reunir representantes de todos os setores nas reuniões.

“Conseguimos contatos em todas as áreas, inclusive de turismo, onde a região de Córdoba concentra um grande potencial”, afirmou.

A proposta agora é fazer de Maringá uma plataforma de negócios entre as duas regiões, abrangendo todos os setores de interesse.

O presidente do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, Sérgio Takao Sato, destaca o potencial da região de Córdoba para o turismo.

“A cidade tem muitos atrativos e se parece com Maringá, concentrando um grande número de faculdades e universidades”, revelou.

Parcerias

O sucesso da missão empresarial a Córdoba anima as lideranças de Maringá.

“Iniciativa importante porque consegue mostrar o potencial de investimentos em várias áreas”, afirma o empresário Carlos Tavares, presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem).

Ele destaca o sucesso da missão pela disposição dos argentinos de conhecerem a região.

Para Tavares qualquer iniciativa para atrair investimentos é positiva.

“Maringá tem investido na estrutura de comércio exterior e precisa buscar parceiros”, afirma.

Para o economista Joilson Dias, da Universidade Estadual de Maringá, a troca de informações é sempre importante na abertura de novos mercados.

Ele ressalta que as missões empresariais podem não resultar em negócios de imediato, mas são contatos que sempre acabam em parcerias.

“Principalmente neste tipo de missão, onde o foco não se limita ao econômico”, compara.

Além disso, ressalta Joilson Dias, no mundo dos negócios é muito importante conhecer novas realidades.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), Adilson Emir Santos, também aposta em resultados da missão a Córdoba.

“Na ACIM temos incentivado os empresários a participarem de missões empresariais e rodadas de negócios, não só no Brasil, mas também no exterior.

Entendemos que são oportunidades únicas de encontrar novos fornecedores, novos parceiros comerciais, novos mercados.

Temos o Instituto Mercosul que constantemente realiza esses eventos e que tem contribuído decisivamente pela entrada de muitas empresas maringaenses no mundo da exportação e dos mercados externos”, afirma Santos.

Irmandade

O diretor de indústria, comércio e serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Maringá, Shudo Yasunaga, destaca a irmandade com Kakogawa como parceria que vem rendendo frutos.

“A irmandade entre Maringá e Kakogawa é exemplo para muitos outros grupos de cidades”, afirma. Ele garante ainda que Maringá tem mais a ganhar nessa parceria com a cidade japonesa.

Desde a declaração de irmandade entre as duas cidades, lembra Yasunaga, Maringá ganhou uma escola de línguas que atende 200 alunos no ensino de japonês e inglês, recebe material didático e esportivo todos os anos, ganhou vários equipamentos para Unidades Básicas de Saúde e tem um forte intercâmbio de estudantes entre as duas cidades.

“Agora ganhamos também apoio para a construção do Parque do Japão”, revela.

Além de projetos vindos de escritórios de arquitetura e design do Japão, Kakogawa tem enviado técnicos para a implantação do paisagismo do parque.

“Kakogawa ajuda ainda muitas instituições de Maringá”, conta Yasunaga.
Pmm