GERAL

Ministro da Saúde inaugura obras em Maringá

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, estará em Maringá no próximo dia 6 de abril, para uma série de inaugurações dentro da programação do Dia Mundial de Atividade Física (6 de abril) e Dia Mundial da Saúde (7 de abril).

Na Praça de Todos os Santos, às 10 horas, o ministro inaugura a 42ª Academia da Terceira Idade (ATI), na sequência, entrega a Unidade Básica de Saúde do Jardim Internorte, na rua Mitsuzo Taguchi, e às 11h30 a Horta Comunitária Terapêutica do Hospital Municipal.

As inaugurações fazem parte da programação das atividades que marcam as duas datas comemorativas.

“As atividades serão realizadas entre os dias 4 e 7 de abril em todas as regiões de Maringá e voltadas ao público de todas as idades”, adianta o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.

Maringá foi escolhida pelo ministro para as comemorações do Dia Mundial da Saúde e do Dia Mundial de Atividade Física pelas ações desenvolvidas pela administração na promoção de atividades físicas, combate ao tabagismo e orientação sobre alimentação saudável e nutrição.

O próprio Ministério da Saúde hoje reconhece Maringá como um dos municípios brasileiros que mais incentiva a saúde preventiva.

Prova disso, lembra Nardi, é que nos três últimos anos a Secretaria de Saúde recebeu o prêmio de incentivo financeiro do Ministério para ações que promovem a atividade física pelo projeto das ATIs.

Os recursos são integralmente investidos no monitoramento dos frequentadores das academias.

Outro programa de Maringá premiado na área de saúde é o das Hortas Comunitárias.

O programa foi contemplado pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais com prêmio de US$ 25 mil.

A entidade premia projetos de cunho social que atendem a comunidade de forma permanente.

O valor será investido nas 10 Hortas Comunitárias existentes e na implantação de outras 10 hortas.

O Governo Federal também reconhece o programa de Hortas Comunitárias de Maringá como alternativa de melhoria na qualidade de vida da população, e vai auxiliar na implantação de 15 hortas na região e do Centro de Referência em Agricultura, em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM).

“São ações implantadas na atual administração dentro do programa Maringá Saudável”, lembra o secretário Antônio Carlos Nardi.

Concurso

A primeira atividade do Dia Mundial de Atividade Física e do Dia Mundial da Saúde envolve mais de 2,7 mil alunos da rede municipal de ensino.

Durante o mês de março os estudantes das quarta séries participaram do concurso de frases sobre o tema: Benefícios da Atividade Física para a Saúde.

As frases classificadas serão expostas no Centro Social Urbano e os autores das quatro melhores vão ganhar bicicletas.

Vila Olímpica

No dia 4 de abril, terão início as atividades públicas, com o Campeonato de Corrida, Saltos e Arremessos, na pista de atletismo da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O campeonato, que tem parceria com a Associação Maringaense de Atletismo, Federação Paranaense de Atletismo do Paraná e Departamento de Educação Física da UEM, pretende reunir 500 crianças de até 13 anos.

No domingo, 5 de abril, na Esplanada da Vila Olímpica, serão realizadas uma série de atividades voltadas à todas as idades.

Junto com parceiros as secretarias municipais de Saúde, de Educação, da Mulher, de Assistência Social e Cidadania e de Esportes vão oferecer desde orientação sobre hábitos saudáveis a massagem contra o estresse.

Os organizadores esperam pelo menos 800 pessoas durante o evento.

Ainda no domingo, nas piscinas da Vila Olímpica, será realizado o Festival de Natação, aberto a todas as idades e portadores de necessidades especiais.

A partir de segunda-feira, 6 de abril, até quinta, dia 9, alunos das quartas séries das escolas municipais participam da Ginasticada, no Centro Social Urbano, onde serão entregues os prêmios aos autores das melhores frases.

São quatro bicicletas, doadas pela Santa Casa Saúde, PAM, Unimed e Santa Rita Saúde.

No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, os parceiros e as secretarias municipais promovem uma série de atividades nos centros esportivos, a partir das 8 horas.

“Quem não pode ir até estes locais vai ter opção de participar nas Academias da Terceira Idade que também vão oferecer atividades comemorativas ao Dia Mundial de Atividade Física e ao Dia Mundial da Saúde”, convida Nardi.

Dentro da programação, no dia 7 de abril, as atividades serão desenvolvidas durante todo o dia no Hospital Municipal, que comemora sete anos de atividade.

“Será uma programação voltada a toda comunidade”, afirma Nardi.

Além das ações voltadas aos pacientes e funcionários, serão realizadas atividades no estacionamento e na ATI do HM.
Pmm