GERAL

Estagiários auxiliam Polícia Civil graças à parceria com Conseg

Há quase um ano a Polícia Civil de Maringá conta com a ajuda de estagiários de Direito na execução de trabalhos administrativos, graças ao projeto Duplicar, de iniciativa do Conselho Comunitário de Segurança de Maringá (Conseg).

Os estagiários auxiliam nos trabalhos administrativos não sigilosos da 9ª Subdivisão Policial, da Delegacia da Mulher e do 3º Distrito da Polícia Civil.

Conforme o assistente administrativo do Conseg, Alexandre Cedran, a iniciativa partiu da própria diretoria do conselho.

“Foi observado que os policiais se dividiam entre as atividades administrativas e o serviço policial por falta de efetivo para atender toda demanda”, afirma.

O projeto tornou-se realidade através de um convênio realizado entre o Conseg Maringá e o governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Segurança.

“O projeto tem dado certo. Prova disso, é que a secretaria estadual de Segurança contratou uma das estagiárias do Duplicar”, conta.

Renata Ramos Reginato fez parte do projeto e, atualmente, é estagiária da Secretaria Estadual de Segurança, mas continua trabalhando na 9ª Subdivisão Policial.

Para ela, a experiência tem reflexos não apenas na profissão.

“Trabalhando na Delegacia tenho contato com pessoas de diferentes classes sociais.

Com isso, passo a conhecer as necessidades e dificuldades que a sociedade enfrenta.

Além disso, estou aprendendo muito sobre a importância da polícia para a comunidade”, relata.

Disponibilizar os policiais para atuar em áreas de emergência é, de acordo com o delegado chefe da 9ª SDP, Márcio Vinícius Ferreira Amaro, o grande potencial do projeto.

Assim, segundo o delegado, a Polícia Civil de Maringá passa a contar com mais policiais no plantão e na investigação.

“O projeto está suprindo até mais do que nossas expectativas. Reduzindo nossa carência no efetivo de profissionais”, diz Amaro.
Assessoria de Imprensa – Conseg