GERAL

Jovens formados pelo Escola de Fábrica serão certificados

Mais 82 jovens que frequentaram o Projeto Escola de Fábrica serão certificados nesta sexta-feira (20) pelo Centro Universitário de Maringá.

Trata-se da terceira edição do programa, que foi iniciado em 2005 e tem o Cesumar como gestor na região.

A cerimônia está marcada para o auditório Dona Etelvina, no bloco 7, a partir das 19h30.

Os jovens certificados nesta edição tiveram formação na área de atendimento ao cliente, construção civil, indústria calçadista, indústria têxtil e produção agrícola e são dos municípios de Paranacity, Nossa Senhora das Graças, Paiçandu, Mandaguaçu e Astorga, respectivamente.

O Escola de Fábrica é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, sendo que recentemente foi unificado ao projeto ProJovem Trabalhador, cuja gestão ficará sob a responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego.

O Cesumar é uma das instituições precursoras a integrar-se ao programa tendo, durante três anos, mantido parcerias com 57 empresas, promovido 33 cursos e formado 642 jovens.

O objetivo do projeto é a inclusão de jovens de baixa renda por meio da formação profissional dentro das empresas, denominadas de unidades formadoras.

Ou seja, o estudante aprende no próprio ambiente de trabalho, aproximando-se o setor produtivo do processo educativo, em uma ação de responsabilidade social.

Os jovens atendidos pelo projeto têm entre 16 e 24 anos e recebem, além da formação gratuita, uma ajuda de custo durante o período do curso, que dura em média 7 meses.

Uma das vantagens é a inserção quase que imediata dos jovens que participam do programa no mercado de trabalho.

Tanto que, entre a primeira e segunda turma, 106 jovens foram contratados pelas empresas onde fizeram a capacitação logo após o término do curso, enquanto outros se colocaram em outras empresas de áreas igual ou similar à sua formação.

Da turma atual, não há dados ainda disponibilizados.

O evento de certificação irá reunir estudantes, familiares, professores que ministraram as aulas nas unidades formadoras, prefeitos e autoridades dos municípios e, também, os representantes da Unidade Gestora, o Centro Universitário de Maringá.

ASSESSORIA DE IMPRENSA CESUMAR