CIDADE

Tubulação de ferro é substituída por PVC em Maringá

Cerca de 128 mil metros da tubulação da rede de água, feita de ferro fundido, estão sendo substituídos por tubos de PVC em Maringá.

Atualmente as trocas das tubulações estão sendo realizadas em algumas ruas das Zonas 4 e 7.

Nos próximos meses deverão ser substituídas partes das redes das Zonas 2, 3, 5 e 6, Vila Operária, Jardim Mandacaru, Vila Morangueira, avenida Colombo, Centro e Ipiranga.

De acordo com a Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar – a substituição ocorre por apresentar maior durabilidade e por melhorar significativamente o sistema de distribuição de água.

Em várias regiões da cidade grande parte das tubulações que estão sendo trocadas possui entre 30 e 40 anos, o que favorece vazamentos e paralisações no abastecimento.

Nessa melhoria a empresa está investindo, através do PAC-Saneamento, quase R$ 5,4 milhões, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A Sanepar justifica que as tubulações antigas não garantem o padrão de qualidade dos serviços prestados pela empresa na cidade e que a vida útil desses tubos está no limite.

Além dos rompimentos freqüentes, existe queda de pressão considerável na rede, comprometendo a distribuição de água nas regiões que ainda possuem este tipo de tubulação.

Em alguns momentos a companhia terá de interromper o abastecimento de água nos locais onde as obras são executadas.

Este procedimento será necessário para a interligação das novas redes e padronização das ligações.

As paralisações deverão acontecer durante algumas semanas, em dias e horários alternados, visando causar o menor transtorno possível aos moradores.

A falta de água será sentida, principalmente, nas residências que não possuem reservatório domiciliar, atingindo, portanto, um pequeno número de imóveis nas regiões de abrangência das obras.

Para reclamações ou informações a empresa disponibiliza o atendimento pelo telefone 115.

Mais informações: 3221-1290 (Secretaria de Controle Urbano e Obras Públicas – Seurb).
PMM