CULTURA

"Convite à Música" será apresentado excepcionalmente no Hélio Moreira

O grupo “Terra Celta”, da cidade de Londrina é a atração do projeto “Convite à Música”, desta quinta-feira (29).

O projeto comandado pela Secretaria de Cultura, estará retormando suas atividades, com apresentação no auditório Hélio Moreira, que fica localizado no Centro de Convivência Comunitário de Maringá – Praça Deputado Renato Celidonio (Prefeitura).

O show do grupo terá início às 21 horas.

Terra Celta está na estrada há 4 anos e hoje é composto por seis integrantes, que fazem apresentações de violino, vocal e gaita de foles, comandado por Elcio Oliveira e Alexandre Garcia, no acordeom e teclados.

O grupo ainda conta com apresentações de banjo, mandolim e flautas, manuziados pelo músico Edgar Nakandakari.

Já a bateria, percussão, bodhran e didgeridoo, ficam por conta de Luiz Fernando Sardo. Eduardo Bracalion, faz o som na guitarras e violão e Bruno Guimarães, baixo.

Nesta quinta será a primeira edição do “Convite à Música” deste ano, que será repleto de boa música. O público está convidado a participar.

“Não percam a oportunidade de prestigiar, gratuitamente, apresentações musicais de alta qualidade, enriquecendo ainda mais o conhecimento cultural”, convidou a secretária da Cultura, Flor Duarte.

Projeto

A atração faz parte do programa “Convite à Música”, apresentado todas as quintas-feiras, a partir das 21 horas e a iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Cultura, Fundação Luzamor, Sociedade Médica de Maringá e UEM.

O programa “Convite à Música” foi implantado na cidade em 2005 e possui um público assíduo que aprecia a música.

Além de oportunizar conhecimento cultural para a população, o programa promove um intercâmbio entre artistas de Maringá, região e outros estados.

A Prefeitura também desenvolve semanalmente os programas “Convite à Dança”, às terças-feiras e “Convite ao Teatro”, às sextas-feiras.

Com entrada franca, os espetáculos são abertos a toda a população maringaense e têm o objetivo de desenvolver um gosto cultural nas pessoas, formando um público conhecedor de diferentes estilos musicais.

Devido as melhorias que estão sendo realizadas no auditório Luzamor, o projeto terá a apresentação desta quinta-feira transferida para o auditório Hélio Moreira.

“Terra Celta”

Um dos diferenciais da banda é que os músicos se apresentam devidamente caracterizado em kilts e roupas medievais.

O show ainda recebe pitadas de curiosidades sobre lendas e histórias de lugares e mitos celtas, criando uma atmosfera de “viagem no tempo”, que faz com que todos participem, seja dançando, batendo palmas ou até cantando.

Com uma mistura de música celta tradicional aliada ao rock, MPB, folk e moda de viola, o grupo procura a combinação de diversos instrumentos como tin whistles, gaitas de fole, violinos e bandolins.

O repertório é composto de danças tradicionais como jigs, reels, polkas e valsas, “Irish Drinking Songs”, músicas “a capela” e peças contemporâneas misturando Jazz, Blues a música celta.
PMM