CIDADE

Crianças e adultos ganham espaço de lazer e saúde no Jardim Novo Oásis

O prefeito Silvio Barros esteve, na sexta-feira (23), no Jardim Novo Oásis para entregar à comunidade do bairro a 40ª Academia da Terceira Idade – ATI e 3ª Academia da Primeira Idade – API instalada em Maringá. Essa foi a segunda ATI e a primeira API inaugurada neste ano.

De acordo com Silvio Barros, o local estava precisando de melhorias.

“Este espaço estava aqui sem ser utilizado.

Hoje estamos entregando a primeira etapa desta praça, que já começou a passar por transformações com a instalação da ATI e a API.

Temos muitas outras melhorias para esse espaço, que deverão ser anunciadas em breve.

Espero que façam bom uso deste local, pois até hoje não temos registro de depredação.

A população entendeu que as ATIs só fazem bem. Não tem porque a comunidade não cuidar.

Por isso, peço o apoio da população para que cuidem bem desse espaço que foi feito para cuidar e prevenir a saúde dos maringaenses”, frisou Silvio Barros.

A ATI e API do Jardim Novo Oásis está instalada na rua Rio Manso, com Rua Rio Encantado e Rua Cuba.

As duas novas unidades são uma parceria da Prefeitura e Maringá Park Shopping Center.

Para o secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi, todas as ações são possíveis graças as parcerias com todas as secretarias municipais e também o apoio da Câmara Municipal e das empresas privadas.

“Não vamos parar por aqui. Hoje estamos entregando a 40ª ATI e assim assumindo o compromisso que o prefeito fez com a comunidade.

Agora vamos continuar com mais implantações de ATIs, além de novas APIs.

Esse trabalho conjunto de ATI e API faz com que trabalhamos a saúde da população da primeira e terceira idade, melhorando assim a qualidade de vida dos maringaense”, comentou Nardi.

O presidente da associação de moradores, Roque dos Santos, agradeceu o prefeito por tantas melhorias no bairro.

“Já fomos beneficiado com a creche Galdino de Andrade, Horta Comunitária, rebaixamento da iluminação e agora estamos recebendo as ATI e a API.

Tenho certeza que muitas outras melhorias virão”.

Uma idéia lançada no Brasil pela atual administração municipal, as Academias da Terceira Idade estão sendo implantadas em vários municípios. Hoje essas academias podem ser encontradas em 577 cidades, totalizando mais de 650 ATIs.

Para a administradora do Maringá Park Shopping Center, Sophia Avile, é uma satisfação patrocinar um projeto que traz tantos benefícios como as ATIs e APIs.

“A primeira API instalada na cidade contou com nosso apoio e agora estamos mais uma vez participando de outra inauguração de ATI e API.

Posso garantir a todos vocês que depois que o prefeito implantou esse projeto na cidade, Maringá ficou conhecida no Brasil inteiro”.

Apesar da facilidade da prática dos exercícios, os usuários da ATI são acompanhados por profissionais das secretarias municipais da Saúde e dos Esportes e Lazer.

A secretária dos Esportes e Lazer, Edith Dias, disse que a comunidade maringaense está muito feliz com as ATIs e agora com as APIs.

“Peço que usem esses aparelhos para melhorar a qualidade de vida de vocês.

Agora com as APIs estamos trabalhando para prevenir a saúde da criançada e assim fazer de Maringá uma cidade cada vez melhor”, explicou Edith.

O vereador Carlos Eduardo Saboia, disse se sentir honrado em representar a Câmara Municipal.

“Na minha opinião a idéia das ATIs é maravilhosa pois vem de encontro com minhas ações como médico, que é de orientar as pessoas a se prevenirem.

Prevenir a saúde não é só remédio e esporte, mas também cuidar do lado emocional e aqui sabemos que isso acontece, pois além de se exercitarem as pessoas fazem novas amizades”, concluiu o vereador.

Comunidade saudável

Maria das Graças, 58 anos, disse gostar muito das Academias da Terceira Idade.

“Para mim essas academias são milagrosas.

Antes ela frequentava a ATI do Parigot de Souza.

Quando comecei a fazer exercício há mais de dois anos, sentia muitas dores no joelho e andava arrastando minha perna.

Hoje não sinto mais nada, não lembro que um dia tive dor”, falou.

Já a costureira Silvana Rodrigues levou a filha Isabela Carolina de 4 anos, para conhecer os aparelhos da Academia da Primeira Idade e ficou encantada com o local.

“Estávamos esperando pela ATI e API há algum tempo, pois contávamos com um ótimo espaço, sendo que faltava um local como esse para nosso bairro.

Agora ficou ótimo, pois podemos fazer nossos exercícios, enquanto nossos filhos brincam na API.

Estou muito feliz pois nosso bairro foi privilegiado com as duas academias”, falou Silvana.

A Academia da Primeira Idade é composta por oito brinquedos, com designer moderno, que contam com uma dinâmica diferente porém semelhante a um playground, com escorregador, escalador, gangorra e outros equipamentos que visam estimular a atividade motora da criança.

A idéia é unir exercício e lazer, despertando o prazer pela atividade física ainda na infância.
PMM