GERAL

Curitiba instala primeira Academia da Terceira Idade e segue modelo de saúde preventiva de Maringá

A Prefeitura de Curitiba inaugurou nesta terça-feira (06), uma Academia da Terceira Idade (ATI), no Parque Barigui, depois de conhecer a experiência de Maringá com os equipamentos.

A ATI da Capital foi implantada nos mesmos moldes de Maringá, em um local público que possibilite a prática de atividade física ao ar livre por toda a comunidade e patrocinada pela iniciativa privada.

A intenção do prefeito Beto Richa é instalar outras 11 ATIs em Curitiba ainda no primeiro semestre de 2009.

"São equipamentos para melhorar a qualidade de vida e a saúde das pessoas, ajudando a prevenir doenças, a melhorar a condição física e aumentando a mobilidade", disse o prefeito.

O vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Luciano Ducci, informou que as academias ao ar livre são parte de um programa de promoção da saúde, que será lançado em breve pela Prefeitura.

"O objetivo é possibilitar que as pessoas de todas as regiões da cidade possam praticar exercícios, principalmente quem apresenta quadros de hipertensão ou diabetes e pessoas da terceira idade, para melhorar a qualidade de vida", disse Ducci.

Até abril, cada Administração Regional da cidade terá pelo menos uma academia.

São parques, praças e outros locais escolhidos pelas secretarias municipais do Meio Ambiente e da Saúde.

O primeiro conjunto de aparelhos foi doado ao município pelo uma operadora de planos de saúde e o segundo já está sendo instalado no Parque Tingui.

As ATIs são sucesso em vários municípios brasileiros.

A idéia, que nasceu em Maringá por iniciativa do prefeito Silvio Barros, está hoje em mais de 100 cidades de praticamente todas as regiões.

Hoje Maringá possui 38 ATIs, além de duas Academias da Primeira Idade, voltadas para as crianças, e uma Academia Para Especiais, que permite a prática de atividades físicas por cadeirantes.
PMM