EDUCAÇÃO

Dicas: Compre o material escolar sem ficar no vermelho

As longas listas de material de todo início de ano não precisam se transformar numa dor de cabeça para pais com filhos em idade escolar.

Dicas: Compre o material escolar sem ficar no vermelho

Basta saber enfrentá-las com muita calma, uma boa pesquisa e planejamento, ensinam os especialistas, para que elas se enquadrem direitinho no seu orçamento.

Pelo menos um terço de cada lista pode ser eliminado das compras, se for considerado o material já existente em casa: caneta, lápis, borracha e régua, entre outros. Na área de livros, a economia será proporcional ao seu círculo de amigos, parentes e vizinhos. É importante mostrar a todos a relação de obras que seu filho deve ler e, com certeza, conseguirá de graça uma ou outra para reduzir a lista.

Feito o balanço do que realmente é preciso comprar, chegou a hora de pesquisar os preços, pois eles variam muito de loja para loja.

Se a idéia é realmente reduzir os gastos ninguém pode se dar ao luxo de comprar tudo num único lugar. Tem de 'bater perna' ou tirar cópias da lista e distribuí-las entre pessoas da família que se deslocam para pontos diferentes da cidade. Assim, sem gastar combustível ou condução você vai completando o material escolar requerido, com itens de supermercados, papelarias e até lojas de R$ 1,99.

Uma possibilidade que barateia bem o material escolar é a compra conjunta. Ou seja, vários pais se reúnem e compram artigos em pacotes fechados. Mas se a compra em grupo não se encaixa nos seus planos, alguns atacadistas também vendem mercadorias avulsas.

Aproveite bem as promoções e ofertas que grandes livrarias e hipermercados têm realizado. Como a maioria deixa para a última hora a compra do material, existe a promessa de campanhas até os primeiros dias de fevereiro, algumas com preços interessantes.

Folha de Londrina