PREFEITURA

Silvio Barros emociona público presente à solenidade de posse

O prefeito Silvio Barros emocionou o público presente à cerimônia de posse na quinta-feira (1º), durante dois trechos do discurso para centenas de pessoas que lotaram o plenário da Câmara de vereadores.

Primeiro, ao lembrar dos ensinamentos do pai, o ex-prefeito Silvio Magalhães Barros, e na sequência ao falar sobre a necessidade de cada maringaense fazer sua parte pela cidade.

Ao lado do vice-prefeito, Roberto Pupin, Silvio fez o juramento de posse e agradeceu a presença de autoridades e do público em geral.

Prestigiaram a cerimônia a juíza Mônica Fleich; o arcebispo Dom Anuar Battisti; o pastor Valdinei Pereira, da Ordem dos Pastores Evangélicos de Maringá; o delegado da Polícia Federal, Donizete Tambani; os deputados federais Ricardo Barros e Odilio Balbinotti; os deputados estaduais Cida Borghetti e Luiz Nishinori; o reitor da UEM, Décio Sperandio; o reitor do Cesumar, Wilson Matos; o secretário de Planejamento do Paraná, Ênio Verri, o promotor Laércio Januário de Almeida; o tenente coronel Adilson Cassitas, comendante do 4º Batalhão; o tenente coronel Jurandi André, comandante do 5º Grupamento de Bombeiros; o capitão Carlos Cardoso, comandante da Polícia Rodoviária; o delegado adjunto da 9ª SDP, Nilson Rodrigues; o presidente da subseção da OAB, Cesar Moreno e o presidente da ACIM, Adilson Santos, entre outras autoridades.

“Gostaria que meu pai estivesse aqui.Seria um momento especial”, afirmou Silvio Barros ao abrir o discurso de posse.

O prefeito lembrou que o pai, Silvio Magalhães Barros, assim como muitos pioneiros de Maringá, não tinha muita instrução, “mas era um homem sábio”.

“Meu pai dizia que um homem só pode se sentir realizado se tiver filhos melhores que ele”, contou.

O ensinamento, afirmou Silvio Barros, se tornou um desafio a todos os filhos.

“Hoje será que estamos fazendo a próxima geração melhor?”, questionou o prefeito.

Ele diz acreditar que apenas com o envolvimento de cada um, será possível fazer uma Maringá cada vez melhor.

Parábola do pote.

Outro momento de emoção do discurso de posse foi quando o prefeito usou a 'parábola do pote' para ilustrar a importância de cada detalhe na vida das pessoas.

A parábola de autor desconhecido ensina como devemos tratar as prioridades da vida.

Primeiro colocando as pedras grandes dentro do pote, depois as pedras menores, na sequência a areia e depois a água.

Assim, as pessoas precisam saber priorizar cada detalhe da vida.

Silvio Barros lembrou que 2009 começa com mudanças na vida política não apenas em Maringá, mas pela primeira vez um negro de origem muçulmana vai comandar o país mais importante do mundo.

“Será que Barack Obama consegue entregar tudo que prometeu?”, questionou o prefeito maringaense, respondendo que não.

“Assim como eu e o Pupin também não vamos conseguir, porque é um compromisso coletivo”, afirmou.

A parábola do pote mostra também que cada um deve ter uma pedra coletiva.

“Se não colocarmos as coisas realmente importantes antes, e as coletivas juntas, elas ficarão de fora”, alertou.

Para Silvio Barros, o que importa antes de mais nada é Deus, depois a família.

“A Prefeitura, não está entre as pedras grandes, mas tenho certeza que a Prefeitura é uma pedra no meu pote o no de cada um de vocês”, afirmou.

Para o prefeito os vereadores, os secretários municipais, toda equipe da Prefeitura, os deputados estaduais e federais, a sociedade organizada, os presidentes de associações de moradores e o povo maringaense tem uma pedra dentro de seus potes que representa o compromisso com a comunidade.

“Sem esse envolvimento não conseguiríamos realizar o que realizamos”, acredita.

O prefeito lembrou ter assumido com o município devendo mais de R$ 45 milhões, e em quatro anos entrega a gestão com as contas em dia e o município podendo receber recursos.

“Apenas nos três últimos dias de 2008, até as 18h30 deste dia 31 de dezembro, conseguimos mais R$ 50 milhões de recursos federais através do deputado Ricardo Barros”, revelou Silvio Barros.

Agora, disse o prefeito, os desafios são ainda maiores, porque grande parte da população confiou no trabalho realizado nos últimos quatro anos.

“Vamos precisar o poder da sabedoria divina, mas com Deus tenho certeza que vamos mais uma vez cumprir nossa missão”, garantiu Silvio Barros.

Antes da posse do prefeito Silvio Barros e do vice, Roberto Pupin, os vereadores empossados elegeram a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal.

O vereador Mário Hossokawa foi eleito presidente, Heine Macieira primeiro secretário, Domingos Regini - Zebrão primeiro vice-presidente, Carlos Eduardo Sabóia segundo vice-presidente, Evandro Júnior segundo secretário e Paulo Soni terceiro secretário.

“Prometo honrar o voto de confiança e trabalhar com imparcialidade para o bom relacionamento entre os poderes”, afirmou Hossokawa depois de empossado presidente do Legislativo.
PMM