HABITAÇÃO

Maringá tem mais de três mil casas populares construídas ou em construção

A Diretoria de Habitação – vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Habitação (Seduh) – tem coordenado a construção de 3.055 unidades residenciais em Maringá nos últimos quatro anos.

Desse total, de acordo com relatório do Programa Habitacional Minha Casa, 553 famílias cadastradas já estão morando em seus próprios imóveis.

Foram 161 casas construídas por meio de parceria entre a Prefeitura de Maringá e a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), sendo 12 no Jardim Copacabana; 11 no Jardim Liberdade; 36 no Jardim São Francisco e 31 no Jardim Batel.

No dia 19 de novembro foram entregues mais 71 unidades, pelo sistema Caução, no Conjunto Madrid/Cidade Alta.

Outros 392 apartamentos foram construídos em 2007 no condomínio residencial Villagio Treviso, em parceria entre Prefeitura de Maringá, Caixa Econômica Federal e iniciativa privada.

Ainda de acordo com o relatório da Diretoria de Habitação, atualmente estão em fase de construção mais 40 unidades na primeira fase do Condomínio do Idoso, no Parque Residencial Cidade Nova; 76 casas no Lote 58 e 100 casas na Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) Atenas.

Outras 169 unidades são construídas em diversos conjuntos habitacionais já existentes para atender a famílias beneficiadas no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC-Maringá).

Também pelo programa Casa Fácil, desenvolvido em parceria com a Caixa Econômica Federal e Orçamento Geral da União, a Prefeitura de Maringá constrói outras 156 unidades habitacionais em bairros diversificados e mantém 41 imóveis em regime de permissão de uso no município.

Mais 2.020 unidades

A Diretoria de Habitação programou para a partir de 2009 a construção de outras 2.020 unidades habitacionais.

Nos primeiros dias do ano terá início efetivo a construção de 160 apartamentos no Residencial Christina Helena Barros, no Jardim Sumaré que, atualmente, tem o terreno em fase de limpeza e terraplenagem.

O empreendimento imobiliário é viabilizado por meio de sistema de parceria público-privada estabelecido entre a Prefeitura de Maringá, Caixa Econômica Federal, Construtora CCII e o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Maringá.

Também para o início de 2009 está prevista a aprovação do projeto para construção de 172 unidades residenciais no Distrito de Iguatemi, em parceria entre a Prefeitura de Maringá e a Cohapar.

Outros projetos em andamento e que ainda dependem de aprovação no Orçamento Geral da União para colocação em prática nos próximos anos prevêem a construção de 496 unidades e reforma de outras 278 para serem utilizadas no PAC-Maringá, além de 114 casas a serem construídas na primeira etapa e 250 na segunda parte de um conjunto habitacional no Distrito de Floriano.

Mais 450 unidades estão sendo projetadas para a construção de um condomínio de apartamentos por meio de parceria entre a Prefeitura de Maringá, Caixa Econômica Federal e iniciativa privada.

A escolha dos locais onde as casas estão sendo construídas ou projetadas tem como critério básico o que preconiza o Estatuto das Cidades, ou seja, os conjuntos habitacionais populares devem ser inseridos nos espaços vazios e não em locais afastados ou sem infra-estrutura necessária.

Além de eliminar áreas de risco sanitário, a iniciativa ajuda a administração municipal a economizar nos investimentos em infra-estrutura, uma vez que os terrenos já estão em locais com arruamento, água e luz instalados.

Na maioria dos casos, o terreno dos conjuntos habitacionais é doado pela Prefeitura de Maringá, que também contribui com a instalação da iluminação pública e fornece mão-de-obra para a execução da calçada ecológica e da rede de água, além de participar com 20% de contrapartida no custo de cada uma das obras.

Mais informações: 3901-2315 (Diretoria de Habitação/Seduh).
PMM