TRANSPORTE

Setran fiscalizou 90% dos veículos de transporte escolar

A Secretaria dos Transportes do município (Setran) já fiscalizou cerca de 90% dos veículos que realizam transporte escolar no município.

A fiscalização foi feita nos últimos dias 24, 25 e 26. Segundo dados da Setran, atualmente 94 veículos realizam transporte escolar.

Os motoristas cujos veículos estão em oficinas para manutenção ou reparos e que justificaram oficialmente, poderão realizar vistoria na próxima semana, de segunda à sexta, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17h, na Setran.

Os veículos aprovados na fiscalização receberam um selo de qualidade.

Seriedade

Com o objetivo de propiciar maior segurança aos usuários dos serviços, neste ano, a Setran passou a exigir, além de documentos rotineiros, certidão negativa para averiguar se existem antecedentes criminais e também certidão de condutor do motorista. A certidão negativa dever ser apresentada ao Setran de 5 em 5 anos.

A certidão do condutor do motorista deve ser retirada no Detran e apresentada anualmente à Secretaria dos Transportes. Esta certidão deve comprovar que o motorista é maior de 21 anos, habilitado na categoria D; que não cometeu nenhuma infração grave ou gravíssima ou reincidência em infrações médias durante os últimos 12 meses.

No veículo, durante a inspeção, são observados ítens como direção, suspensão, lataria, assoalhos, banco, tapeçaria, pneus, sistema de escape, frios, freios, sistema de sinalização, tacógrafo, se existe grade interna no caso de kombi e faixas laterais e traseira.

Os motoristas de veículos não-aprovados recebem notificação, com prazos para regularização até o dia 4 de fevereiro, antes do início das aulas. O não-comparecimento do veículo para vistoria implicará em multa no valor de R$ 500,00.

Mais vistorias

Na próxima segunda-feira (31), haverá vistoria de todos os veículos da Prefeitura de Maringá. Os táxis serão vistoriados nos próximos dias 14, 15 e 16.

Confira os documentos necessários para vistoria de veículos:

alvará de licença do veículo para renovação; documento do veículo; Carteira Nacional de Habilitação dos motoristas; termo de autorização dos motoristas para renovação; seguro DPVAT em dia; certificado de curso de capacitação de motoristas de transporte escolar certidão negativa para averiguar se existem antecedentes criminais certidão do condutor do motorista a ser retirada no Detran

Serviço

A Setran fica localizada na avenida Dr. Gastão Vidigal, 421 ­ Aeroporot (antigo Aeroporto) ­ 3901-1717
PMM