ESPORTE

Maringá pode ganhar centro de treinamento

O secretário dos Esportes e Lazer, Márcio Stabile, participou na última semana, em Brasília (DF), do I Seminário de Transferência de Conhecimento de Centros de Treinamento no Brasil, promovido pela Secretaria de Alto Rendimento do Ministério dos Esportes.

O encontro,realizado entre os dias 10 e 11, reuniu representantes de diversos setores do esporte nacional que discutiram políticas de promoção dos centros de treinamento de alto rendimento no Brasil.

Um dos temas abordados no encontro foi a visita do secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Djan Madruga, a sete países (Estados Unidos, China, Austrália, Espanha, Inglaterra e Japão) que possuem centros de alto nível.

Outro ponto forte do seminário foram os debates e apresentação de alguns exemplos de centros que fazem sucesso no Brasil.

Entre eles estão o centro do Clube de Futebol Atlético Paranaense e o da Confedereção Brasileira de Vôlei (CBV) localizado na cidade de Saquarema, no Rio de Janeiro.

O centro de lutas que funciona em Manaus em parceria com a Universidade Federal do Amazonas também foi visitado.

Entre as conclusões que o Ministério chegou foi que para um bom centro de Alto Rendimento estar em funcionamento, ele tem que ter boas instalações esportivas, locais, administração, área cientifica e tecnológica, alojamento, local de estudo, área de lazer e refeitórios.

Para Djan Madruga esse encontro foi uma iniciativa para começar uma nova era com a discussão da importância dos centros de treinamento para o desenvolvimento do esporte de alto rendimento no país.

“Não havia uma política de gestão e integração desses centros de treinamento que agora está sendo feita pelo Ministério do Esporte.

Isso auxiliará o posicionamento do Brasil entre as dez maiores potências do planeta até 2016, com uma possível olimpíada no Rio de Janeiro”, afirma Madruga.

O secretário maringaense, esteve em Brasília a convite do secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Djan Madruga, para falar sobre o complexo esportivo da Vila Olímpica.

“Fizemos uma esplanação sobre a Vila Olímpica e nos colocamos à disposição do Ministério dos Esportes para estudos, e assim podendo implantar um Centro de Treinamento em nosso município”, explicou Stabile.

Além de Maringá também foram representadas as cidades de Campos do Jordão, Manaus, Campinas, Blumenau e Recife.

Cada representante apresentou a situação e as estruturas esportivas de seus municípios.

O Ministério dos Esportes fará um estudo para saber como implantar centros de treinamento nestes locais.
PMM