DENGUE

Ações marcam Dia Estadual de Combate à Dengue em Maringá

A Secretaria da Saúde estará mobilizada nesta sexta-feira (12) com ações por toda cidade para marcar o Dia Estadual de Mobilização Contra a Dengue, o “Dia D Contra a Dengue”.

O secretário da Saúde do Paraná, Gilberto Martin, abre a programação do Estado em Maringá, ao lado do secretário municipal da Saúde, Antônio Carlos Nardi.

A abertura será às 8h30 no auditório da Secretaria da Saúde, na Zona 7.

Todas as Unidades Básicas de Saúde do município (postos de saúde) irão realizar ações nos bairros, envolvendo a comunidade na necessidade de combate ao mosquito Aedes aegypti neste período de chuva e temperaturas elevadas.

Um vídeo educativo sobre a dengue será exibido nas UBS, no Terminal Rodoviário e no Aeroporto.

Agentes ambientais e funcionários da Secretaria da Saúde promovem um pedágio durante a manhã, no cruzamento das avenidas Brasil e Getúlio Vargas.

Folhetos vão alertar motoristas e pedestres sobre as formas de combate ao mosquito e os sintomas da dengue.

Funcionários das recepções das UBS e do Hospital Municipal estarão usando camisetas da campanha contra a dengue.

A Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), uma das entidades integrantes do Comitê Municipal de Combate à Dengue, repassou à Secretaria da Saúde 120 faixas alertando sobre a dengue.

As faixas serão fixadas até a manhã de sexta em locais de maior visibilidade e de movimento de pessoas.

A ACIM está convocando também as empresas associadas, que possuam sistema de som, para divulgar as dicas de combate ao mosquito.

A Secretaria da Saúde e o Secovi também estarão orientando os imobiliaristas e corretores sobre os cuidados com os imóveis fechados.

“Vamos cobrar uma vistoria semanal nestes imóveis”, alerta a coordenadora da Vigilância em Saúde, Rosangela Treichel Surita.

A Secretaria da Educação também participa do Dia D Contra a Dengue com manifestações nas escolas municipais.

A solenidade desta sexta em Maringá lança as campanhas contra a dengue para o período de férias.

Agora será lançada a campanha 'Natal sem Dengue' e em seguida o 'Ano Novo sem Dengue', alertando às pessoas sobre a necessidade de eliminar as condições de proliferação do mosquito em especial neste período de festas e férias, quando as famílias viajam e deixam a casa ou apartamento fechado por vários dias.

Na sequência, serão as campanhas 'Carnaval sem Dengue' e o 'Volta às Aulas sem Dengue'.

“São épocas específicas, mas sempre com a necessidade das pessoas estarem alertas contra o mosquito”, lembra o secretário da Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi.

Maringá foi escolhida para a abertura do Dia Estadual de Mobilização Contra a Dengue pelo trabalho realizado no combate ao mosquito e à doença depois de enfrentar um surto em 2007.

A união da sociedade no comitê municipal reverteu os números.

De janeiro até agora foram pouco mais de mil notificações e 55 casos confirmados.

“Estamos há cinco meses sem confirmação de nenhum caso”, conta Nardi.

O principal alvo das campanhas de combate ao mosquito, pela ordem, são o lixo e o entulho abandonados em quintais e terrenos baldios, os pratos de vasos de flores e os reservatórios de água.

O último levantamento de focos, finalizado na última semana de novembro, indicou um índice de 1%, o que coloca Maringá em estado de alerta.

“Toda sociedade precisa manter a mobilização no combate ao mosquito”, apela o secretário maringaense.

Além das campanhas lançadas nesta sexta-feira, junto com Foz do Iguaçu, Maringá será um dos 11 municípios brasileiros a avaliar novas tecnologias disponibilizadas pelo Ministério da Saúde no combate à dengue.

São três ferramentas: armadilhas para captura e monitoramento de vetores, o teste rápido para diagnóstico precoce da dengue e informação imediata de casos.
PMM