CULTURA

Professor lança novo livro na área de automação industrial

“Inversores de Freqüência – teoria e aplicações” é o título do terceiro livro de Claiton Moro Franchi, coordenador do curso de Especialização em Automação de Processos Industriais do Cesumar e professor dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Superior de Tecnologia em Automação Industrial, nos quais ministra as disciplinas de Informática Industrial, Eletrotécnica e Instrumentação Industrial.

Publicado pela Editora Érica, o livro já se encontra à venda em livrarias de todo o país e, em Maringá, pode ser encontrado na Livraria Campus (do Cesumar).

Técnicos, tecnólogos e engenheiros que atuam nas áreas de automação, mecatrônica e eletrotécnica, além de profissionais que desejam manter-se atualizados, podem se beneficiar desta obra do professor.

Com uma linguagem clara e objetiva, o livro aborda os conceitos básicos dos inversores de freqüência, seus princípios de funcionamento, controles escalar e vetorial, características de instalação, aplicações e uma descrição detalhada dos seus parâmetros.

Exercícios são propostos ao final de cada capítulo para facilitar a compreensão e a fixação dos assuntos abordados.

Fornece um apêndice que mostra os transdutores de velocidade, fundamentais para o controle de velocidade com inversores de freqüência.

Mestre em Engenharia Química na área de Controle, Modelagem e Automação de Processos e Especialista em Automação Industrial, ambos pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), e engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Claiton é autor também dos livros: “Controladores Lógico Programáveis” e “Sistemas discretos e Acionamentos Elétricos”, que tiveram grande venda em todo o país.

ASSESSORIA DE IMPRENSA CESUMAR