A partir desta quarta-feira (8) a Secretaria de Trânsito e Segurança (Setrans) vai sinalizar e interditar parte da avenida Horácio Racanello para a preparação do desfile. A montagem dos palanques terá início a partir das 13 horas.Na quinta-feira (9) será interditada uma das pistas da avenida, no sentido avenida Herval-Duque de Caxias para a montagem das arquibancadas, a partir das 8 horas. Para a montagem do equipamento de som, a outra pista ficará interditada no sentido Duque de Caxias-Herval, a partir das 18 horas.E no dia do desfile, sexta-feira (10), a concentração terá início às 18 horas, quando serão interditadas as duas pistas da avenida Horácio Racanello Filho, entre a avenida Paraná, passando pela rua Visconde de Nassau, avenida Duque de Caxias, avenida Tamandaré e João Paulino Vieira Filho, avenida Herval, até a rua Piratininga.O desfile terá duração média de 2 horas e a desmontagem dos equipamentos vai começar logo após o final do evento. A orientação é para que os motoristas evitem trafegar pelas vias transversais à avenida Horácio Racanello nas proximidades do Terminal Municipal nesses dias. Agentes da secretaria vão trabalhar orientando a população.
DesfilePelo terceiro ano consecutivo o tradicional desfile cívico-militar para celebrar o aniversário de 66 anos de Maringá será na avenida Horácio Racanello Filho, no Novo Centro, no período noturno. O evento está marcado para esta sexta-feira (10), a partir das 19h30.Este ano a Secretaria de Cultura vai homenagear os nordestinos, com o tema “Do Sertão para Maringá”. As alas terão como foco a participação dos retirantes na colonização da cidade, destacando a atuação deles desde a época do desmatamento e retratando traços da cultura do sertão que permaneceram, como a Festa Junina.O secretário de Cultura, Jovi Barboza, explica que as homenagens vão destacar o nordestino, mas sem menosprezo aos diferentes migrantes brasileiros que também tiveram um papel importante na história de colonização de Maringá.
“As narrativas orais e escritas sobre a história oficial de Maringá muitas vezes omitiram a participação dos nortistas e nordestinos na colonização, mas a relação do povo nordestino com Maringá remonta bem antes do início da formação da cidade”, justificou.Além das alas temáticas, está confirmada a participação de outras entidades e instituições na ala dos convidados. O percurso também já foi definido e vai abranger o trecho da avenida Horácio Racanello entre as avenidas Duque de Caxias e Herval. O local vai abrigar palco, arquibancadas, grades de proteção e palanque para autoridades. A concentração será na altura da rua Visconde de Nassau e a dispersão na rua Piratininga.
Feriado dia 13 e ComemoraçõesA Prefeitura de Maringá promove todos os anos uma série de atividades em comemoração ao aniversário de Maringá. Parte das comemorações este ano será no dia 10 de maio, com a realização do evento de abertura da Expoingá e do desfile temático.O feriado do aniversário de Maringá foi transferido este ano para o dia 13, próxima segunda-feira logo após o Dia das Mães, seguindo determinação da lei municipal 8.045/2008.No dia 10 de maio as repartições públicas e o comércio vão funcionar normalmente. Conforme a lei “o feriado do aniversário de Maringá será comemorado na segunda segunda-feira do mês de maio, quando o dia 10 de maio não recair no domingo, ocasião em que as comemorações serão mantidas neste dia”.Mesmo com as repartições públicas fechadas no dia 13 de maio, a Prefeitura vai celebrar o aniversário de Maringá abrindo os portões da Expoingá, com a entrada a um quilo de alimento. A promoção, em parceria com a Siciedade Rural de Maringá (SRM) visa arrecadar alimentos para entidades assistenciais.