TURISMO

Prefeitura utilizará dados de pequisa para elevar potencial turístico da cidade

A empresa Consultur, contratada pela Prefeitura para fazer um levantamento do setor turístico da cidade, apresentou os resultados da pesquisa da demanda por qualificação turística realizada com profissionais do setor.

A pesquisa, realizada em setembro, abordou profissionais envolvidos no setor, como taxistas, artesãos, guias de turismo, funcionários de bares, restaurantes, hotéis e pousadas, agentes de trânsito e funcionários de aeroporto, rodoviária e pesqueiros.

O resultado apontou que os profissionais não estão bem qualificados e que não sabem aproveitar as atividades turísticas da cidade.

Um dos problemas apontados no levantamento é a falta de qualificação dos profissionais do setor, já que 60% deles estão há menos de 12 meses no emprego, demonstrando pouca experiência profissional.

Para os pesquisadores, o ideal seria investir na qualificação desses profissionais.

“Eles precisam ter cursos de outros idiomas, conhecer a geografia básica da cidade, do país e de outros países, e ter sensibilidade turística para oferecer um bom atendimento aos visitantes”, comentou a consultura Livia Mari Kohiyoma.

Os resultados desse levantamento serão avaliados pela Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo, que irá realizar ações para suprir essas demandas.

“O resultado representa um avanço quantitativo e qualitativo nos levantamentos e monitoramentos dos dados turísticos.

Com essa pesquisa será possível estudar formas e implementar ações que supram essas necessidades e elevem o potencial turístico de Maringá”, explicou o secretário, Shinji Gohara.
PMM