TEMPO

Chuva continua, problemas aumentam

Definitivamente, o Sol resolveu não saudar o Paraná neste início de ano. O mês de janeiro foi um dos mais chuvosos de que se tem notícia. Como parâmetro, o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) informou ontem que em Apucarana, onde o excesso de chuvas provocou duas mortes, o índice pluviométrico histórico do período foi ultrapassado em mais do que o dobro. Para os próximos dias, a instabilidade climática continua e o sol, se aparecer, vai estar escondido entre nuvens.

De acordo com a meteorologista do Simepar, Sheila Paz, o clima na região Norte continua instável pelo menos até segunda-feira. Segundo a meteorologista, a instabilidade na região permanece devido à passagem de uma massa de ar frio que está se deslocando para o oceano mas que favorece a umidade e a ocorrência de chuvas. Os próximos três dias continuam chuvosos e com temperaturas relativamente altas. A mínima não deve ficar abaixo dos 19 graus e a máxima pode chegar a 30 graus no domingo, o que deve provocar pancadas no período da tarde.

O mês de janeiro é um dos mais chuvosos da história na região. Em Apucarana, onde houve um deslizamento de terras na semana passada com duas mortes, o Simepar indicou que neste mês choveu mais do que o dobro da média histórica para o período. Até a 0 hora de ontem, o índice pluviométrico atingiu 417,3 milímetros contra 206 milímetros de média anual. Em Londrina, até o final da tarde de ontem, a precipitação atingiu os 391,7 milímetros, diante de uma média histórica de 216,4 milímetros nos últimos anos. Nas três últimas décadas, a média em janeiro foi de 200 milímetros. Em Maringá, choveu em 21 ml nos 27 dias de janeiro.

No litoral, capital e região central, o tempo também deverá continuar chuvoso durante todo o final de semana e a temperatura máxima não passa dos 25 graus amanhã e dos 28 graus no sábado e domingo. Apenas nas regiões oeste e sudoeste a instabilidade não será tão grande e as chuvas devem ser setorizadas. As temperaturas mais baixa deverão ser registradas na região de Guarapuava: variam entre 23 e 24 nos próximos dias. Na região de Cascavel, o tempo esquenta, e os termômetros devem variar de 22 a 33 graus no final de semana, com pancadas ocasionais.
BN