EVENTO

Concurso de Beleza e atividades culturais abrem Semana Zumbi dos Palmares

Para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), a Assessoria de Promoção da Igualdade Racial está promovendo a 3ª Semana Zumbi dos Palmares, que teve início no último domingo (16), no Cine Teatro Plaza.

Para abrir a semana, foi realizado o 1º Concurso de Beleza da Mulher Negra de Maringá e Região e atividades culturais como a apresentação do grupo de break – Psic Boys.

Durante a abertura o prefeito em exercício, Carlos Roberto Pupin, parabenizou todos os organizadores do evento pela iniciativa e disse que esse é um momento de reflexão para a raça negra que infelizmente ainda sofre com a desigualdade racial.

“Nosso desejo é que este movimento se solidifique ainda mais e que as pessoas tenham direitos iguais”, destacou Pupin.

A programação da Semana Zumbi dos Palmares prossegue até o próximo dia 23.

Toda a comunidade está convidada para participar de apresentações culturais, palestras e discussões sobre temas como História das Mulheres Negras, Cultura Afro-Brasileira, teatro de fantoche, contação de histórias, cursos de capacitação, mostra de cinema, oficina de capoeira, entre outras.

Com o tema “Consciência e Integração”, o evento tem como principal objetivo apresentar para a comunidade de Maringá e região a cultura afro e suas vertentes.

A semana ainda traz em sua programação exposição de quadros, fotos, workshops, celebração inter-religiosa, apresentações da culinária afro, hip-hop e kizomba.

Para o assessor de Promoção da Igualdade Racial, Ademir Felix de Jesus, o evento deve relembrar a todos sobre a morte de Zumbi dos Palmares.

“Comemoramos durante toda esta semana as conquistas contra a discriminação racial que iniciaram com nosso grande guerreiro Zumbi dos Palmares, lutando por nossos direitos de igualdade.

Ações como essas são importantes principalmente para nossas crianças e jovens que precisam conhecer seus direitos e a cultura afro-brasileira”, relembrou o assessor.

Concurso de Beleza

Após a abertura da Semana Zumbi dos Palmares, foi realizado o 1º Concurso de Beleza da Mulher Negra de Maringá e Região, em parceria com Studio Sanseverino.

O concurso teve como objetivo buscar a beleza da mulher negra seguindo todos os preceitos dos tradicionais concursos de miss.

Participaram do concurso mulheres, entre 14 e 25 anos, com descendência negra.

A vencedora do concurso foi Lana Cristina.

Em segundo lugar, Anne Caroline Marque e Cinthia Caroline em terceiro.

A faixa de simpatia foi para Thais Caroline.

A primeira colocada Lana Cristina, recebeu das mão do vereador eleito Evandro Junior uma bolsa integral de estudos na Faculdade Unifamma.

Programação – terça-feira (18)

8 às 17 horas – Reunião e distribuição de folders nas Unidades de Saúde (30) com o tema:- Anemia Falciforme - SAÚDE/APIR

8 às 13h45 – Curso de Capacitação para professores da rede municipal de ensino- SEDUC/APIR -Auditório da SEDUC.

11 às 14 horas – Cardápio com Culinária Afro – SENAC/Apir – Restaurante Escola do SENAC

14 horas – Teatro de Fantoche – CIACA Branca Vieira -SASC/SEMULHER/APIR

14 horas – Contação de Histórias: “Menina bonita do laço de fita” de Ana Maria Machado - SEMUC/APIR – Biblioteca Manoel Pereira Camacho Filho – Vila Operária.

14 horas – Oficina de Capoeira – SASC/SEMULHER/APIR- Ação Social Santa Rita de Cássia – Educador: Welignton

19 horas – CINUEM “Mostra do Cinema Negro” – UEM/APIR -

19h30 – Premiação do Concurso de Fotografia “A Presença do Negro na UEM.” E Curso de Extensão Universitária “As Relações Raciais no Brasil.”- NEIAB/UEM/GRE/PEC/CCH/APIR- Auditório do Sinteemar – Palestrantes: Walter, Rosangela e Luciano.

19h30 – Palestra “A Capoeira como Construção da Identidade Brasileira”- APIR/DEF-UEM/UNIFAMMA – Auditório da UNIFAMMA.- Palestrante: Luiz Silva Santos.

Informações pelo telefone 3901-2244 na Assessoria de Promoção da Igualdade Racial.
PMM