SAÚDE

Campanha contra o Câncer de Mama focará a importância da prevenção

A primeira-dama, Bernadete Matos Barros, a secretária da Mulher, Terezinha Pereira e a presidente do Conselho da Mulher, Donária Rizzo, realizaram na tarde desta quinta-feira (6), uma reunião para organizar o lançamento da Campanha do “Dia de Luta contra o Câncer de Mama”, que será realizada no município entre os dias 24 e 28 deste mês.

A data é celebrada no dia 27 de novembro por instituição da lei 10.223, de 20 de outubro de 2005, de autoria da deputada estadual Cida Borghetti.

Participaram do encontro representantes de secretarias municipais, de entidades, clubes de serviço, associações, empresas e sindicatos.

A primeira-dama, pediu a colaboração de todos os parceiros envolvidos na campanha para “vestir” a cidade de rosa neste período.

“Sabemos que a prevenção tem que ser realizada todos os dias, não somente nessa época.

Mas durante a campanha vamos preparar várias ações para lembrar as mulheres do município que é necessário fazer o exame preventivo.

Por isso a cidade estará toda enfeitada com a cor rosa. Uma das ações será com a colaboração do comércio, onde os lojistas irão decorar suas vitrines nestes dias”, explicou Bernadete.

A secretária da Mulher, Terezinha Pereira, destacou que realizar campanhas como essas é dever da Secretaria da Mulher, já que sua função é promover políticas públicas, o que compreende também a saúde da mulher.

“Este é o tipo de câncer que mais vitimiza mulheres em todo o país e pode ser detectado na prevenção com chances de 95% de cura.

A nossa maior preocupação é com as mulheres que estão morrendo por não descobrirem a existência da doença a tempo de realizar o tratamento.

Temos que investir na prevenção porque ela salva vidas”, falou a secretária.

As ações serão desenvolvidas através de passeatas, panfletagens, distribuição de material informativo, realização de exames em todas as unidades de saúde com os equipamentos de ultrassom itinerante, laços nos pontos turísticos da cidade, mobilização do comércio, entre outras atividades.

Para a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Donária Rizzo, o objetivo da campanha é zerar a mortalidade causada pelo câncer de mama no município.

“O intuito maior é que essa campanha atue durante todo o ano e mobilize toda a comunidade maringaense”, destacou Donária.

Durante o encontro a presidente apresentou todos os projetos para a realização da campanha e incentivou os presentes a aderirem as ações com apoios e parcerias.

“Vamos nos unir e acabar com essa doença que mata muitas mulheres.

Também temos que pedir a atenção dos homens que são alvos da doença, para que façam a prevenção”, falou.
PMM