ESPORTE

Velocista paraolímpica concederá entrevista coletiva nesta quinta-feira

A velocista paraolímpica mais rápida do mundo, Terezinha Guilhermina, estará nesta quinta-feira (30) em Maringá e concederá uma entrevista coletiva para a imprensa, às 9h30, na sala de reuniões da Prefeitura.

A atleta foi convidada para acender o fogo olímpico da 12ª Copa Unimed Escolar, que terá início às 20 horas, no Ginásio de Esportes Chico Netto.

Junto com Terezinha, estarão presentes atletas que hoje são campeões e que representam Maringá em competições oficiais, que participaram de Copas Unimed, desde 1997.

Alguns deles são: Camila Helena Murakami, atual campeã brasileira de judô, Sênior, e Joelber Romano da Silva, atleta do handebol, que é campeão paranaense dos jogos abertos e que já integrou a seleção brasileira Júnior.

A abertura da Copa Unimed contará com a apresentação do Grupo "Almas de Rua", de "Street Dance", coordenado pelo professor de Hip Hop, Marcelo 'Street'.

A história de Terezinha como corredora começou no ano de 2000.

A atleta resolveu praticar o esporte, ganhou um tênis de sua irmã e começou a correr.

Desde então não parou mais. Em 2004, nas Olimpíadas de Atenas, a atleta ganhou bronze nos 800 metros.

Atualmente a atleta detém o recorde mundial das provas de 100m e 400m. Em 2006, foi eleita pelo Comitê Olímpico Brasileiro, atleta paraolímpica no prêmio "Atleta do Ano".

Nos jogos Pan-Americanos, que aconteceram no Rio de Janeiro, em 2007, Terezinha foi ouro nos 100 e nos 200 metros.

Sua classificação em Pequim foi: medalha de ouro (200m rasos - T11), medalha de prata (100 m rasos - T11), bronze (400 m rasos – T12).

O objetivo da Copa Unimed Maringá é integrar os alunos das escolas de Maringá e região, num grande evento esportivo, promovendo a cidadania e incentivando a prática de esportes e a formação de atletas.

Mais de 50 mil atletas já passaram pela Copa que hoje é considerada um dos maiores eventos esportivos escolares da região Sul do Brasil.

No ano passado a competição contou com cerca de 4 mil alunos, totalizando mais de 50 mil participantes em onze edições anuais.

Para esta edição da copa são esperados cerca de 5 mil participantes.
PMM