POLÍTICA

"Novos Gestores" reúne mais de 70 prefeitos eleitos em Maringá

Prefeitos de mais de 70 municípios do Paraná estão reunidos em Maringá, ontem, quinta e hoje, sexta-feira, para encontro promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com a Amusep.

Com o título "Um pacto pela Qualidade na Gestão", oferece debates aos prefeitos eleitos do estado.

Durante o evento, realizado no Hotel Bristol, os participantes estão acompanhando palestras e seminários apresentados por técnicos e autoridades de todas as áreas de interesse da administração pública, como forma de subsidiar os futuros prefeitos, que irão gerir os municípios entre 2009 e 2012.

O prefeito Silvio Barros abriu o encontro que reúne mais de 150 pessoas em Maringá.

"Primeiro quero agradecer a CNM por escolher Maringá para sediar esse grande evento que reúne as prefeituras do Paraná.

Espero que o evento seja proveitoso e que os prefeitos eleitos aqui presentes troquem experiências de projetos que favoreçam a comunidade.

Nossa administração aposta em parcerias com governos, instituições e empresas privadas, e assim temos conquistados grandes resultados em favor da comunidade.

Um exemplo são as academias da terceira idade, que convido os gestores a conhecerem e se puderem levar o projeto aos seus municípios.

A ATI é um projeto de baixo investimento que proporciona um resultado extraordinário.

Hoje somos exemplos para 300 municípios, que já implantaram as academias, o que muito nos orgulha.

Gostaria de compartilhar esse excelente projeto também com vocês, por isso insisto para conhecerem uma academia", convidou Silvio Barros.

A Confederação Nacional de Municípios realiza esse encontro em todos os estados do país.

Entre os principais objetivos, a CNM pretende informar os prefeitos acerca da estrutura federativa brasileira, discutindo a necessidade de redefinição do pacto federativo do país; das responsabilidades e possibilidades de atuação dos municípios; apresentar a rede municipalista e sua atuação nos níveis regional, estadual e nacional, suas lutas e conquistas, reivindicações e encaminhamentos para a gestão 2009 - 2012.

O assessor de assuntos federativos do Palácio do Planalto, Julio Hector Marin, participou da abertura do encontro e explicou o trabalho que o governo federal tem realizado junto às prefeituras.

"Temos ordens do presidente Lula de realizar um trabalho de relação entre Palácio e municípios.

Com a CNM temos uma relação estreita e de força, tanto que cada Ministério tem uma pessoa para assessorar os prefeitos em qualquer assunto.

Os prefeitos têm direitos e devem defender os interesses do Poder Executivo.

Estamos com as portas abertas para todos vocês e oferecemos o assessoramento que necessitem", comentou Marin, aproveitando para elogiar a iniciativa do prefeito Silvio Barros em implantar as ATIs.

"As academias da terceira idade respeitam os direitos humanos e quem participa desse programa sente que seus valores são respeitados.

O esforço da Prefeitura de Maringá deve ser tomado como exemplo por outros municípios.

Parabéns ao prefeito Silvio Barros por essa ação fundamental e exemplar".

O evento Novos Gestores de Maringá tem o apoio das associações estaduais e microrregionais de municípios, entre elas a Amusep, que foi representada por diversos prefeitos da região que compreende, entre eles o presidente da Associação e prefeito de Sarandi, Cido Spada.

"É importante que as prefeituras sejam filiadas às associações de municípios.

A Amusep é uma grande parceira desse evento que vai contribuir com soluções políticas e técnicas para a excelência na gestão dos futuros prefeitos.

Meu conselho é que os prefeitos eleitos invistam em capacitação e qualificação profissional de seus servidores para, assim, cumprirem uma gestão municipal de responsabilidade em todos os aspectos legais".
PMM