DENGUE

Campanha contra a dengue já começou

O Ministério da Saúde lançou na última segunda-feira (20), a Campanha Nacional de Combate à Dengue, com o tema “Brasil unido contra a dengue”.

São três momentos de alertas e novas tecnologias que serão adotadas em três municípios brasileiros, entre eles Maringá.

Os outros dois municípios são João Pessoa (PB) e Santa Luzia (MG).

O primeiro momento da campanha pretende mostrar às pessoas a importância da limpeza de casa, quintais e nos locais de trabalho antes do início do verão.

Na sequência, o Ministério da Saúde pretende chamar a atenção das pessoas para a mobilização contra os focos, tornando o combate ao mosquito um trabalho permanente e habitual.

No terceiro momento, a campanha vai mostrar os sintomas da doença, e como a população deve fazer quando surgem estes sintomas.

Cada um deve se considerar um agente de combate ao mosquito e conversar com os amigos e vizinhos sobre as formas de se evitar a dengue.

Cada morador deve cuidar também de seu bairro e o ambiente de trabalho.

No caso de acúmulo de lixo e condições para a proliferação do mosquito da dengue em locais onde o morador não tem acesso, como construções, terrenos baldios, prédios abandonados, as autoridades sanitárias devem ser acionadas.

O Ministério da Saúde estará também avaliando três novas ferramentas de combate à dengue.

A primeira é uma armadilha a ser instalada por toda cidade, permitindo monitorar o aparecimento e o crescimento dos focos por regiões da zona urbana.

Maringá vai receber também um canal de comunicação entre a população e os órgãos de saúde, para as pessoas informarem via internet a presença do mosquito ou o aparecimento de pessoas com os sintomas da doença.

A terceira ferramenta é um exame de sangue que permite a confirmação dos casos notificados em 15 minutos, o que agiliza o início do tratamento adequado e o controle da doença.

As novidades no combate à dengue ainda serão apresentadas, mas não dispensam o alerta adotado pela população de Maringá no último ano, de combater as condições de proliferação do mosquito e manter a doença controlada.

Este ano foram confirmados 55 casos de dengue em Maringá.
PMM