EVENTO

Festa das Nações começa nesta sexta-feira

A 25ª edição da Festa dos Estados e das Nações e Feira de Artesanato terá início nesta sexta-feira (10), com a participação de 21 entidades.

Durante o evento, a comunidade poderá apreciar diversas comidas típicas de outras nações e estados brasileiros.

Também poderá comprar artesanatos que estarão expostos no local.

A programação da festa prossegue até o dia 19 deste mês no Centro de Convivência Comunitário Deputado Renato Celidônio (praça da Prefeitura).

Além das barracas gastronômicas, a festa conta com apresentações folclóricas coordenadas pela Secretaria Municipal da Cultura, realizadas em todos os dias da festa.

O evento, instituído pela lei municipal nº 1.551/82, nasceu da organização das entidades de atendimento da área de assistência social, na busca de alternativas e recursos financeiros para a manutenção de suas atividades.

A Festa das Nações faz parte da agenda oficial do município e é um espaço de integração social e divulgação da cultura brasileira e internacional.

Os produtos artesanais são produzidos pelos artesãos cadastrados na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Seict) e os pratos típicos são feitos por voluntários que trabalham em todas as barracas que revertem toda a arrecadação para entidades.

O evento é coordenado pela Secretaria da Assistência Social e Cidadania – Sasc em parceria com a Seict, Secretaria de Administração, Secretaria dos Serviços Públicos, Secretaria da Cultura, com o apoio do 4º Batalhão da Polícia Militar, 9ª SDP, Conselho Tutelar, Delegacia do Adolescente e empresas patrocinadoras.

A primeira Festa dos Estados e das Nações foi realizada em 1982 e de acordo com a secretária da Sasc, Bernadete Barusso, a iniciativa partiu de uma sugestão da então primeira dama do município, Branca de Jesus Camargo Vieira, que conheceu o modelo da festa ao visitar outra cidade do Brasil que também realizava o evento.

Bernadete conta que nos primeiros anos da festa não havia a estrutura que existe atualmente.

“As barracas eram de madeira e toda a comida era feita no local.

Tudo era feito de forma artesanal, até a massa do pastel era preparada no local”, relembra a secretária.

Em 1983 houve a união da Festa das Nações com a feira de artesanato e as apresentações folclóricas, que na época eram coordenadas pela Secretaria da Cultura.

A Fundação de Desenvolvimento Social de Maringá que era responsável pelo trabalho que hoje é realizado pela Sasc, coordenava as entidades que aos poucos foram aderindo ao evento.

Desde o início da festa as barracas são identificadas com o nome de um estado ou nação e servem pratos típicos que representam.

Para a secretária, Bernadete Barusso, “esta é uma data muito importante, pois a festa se consolidou ao longo destes anos, tornando-se uma opção de lazer para a família maringaense e uma forma de contribuir com o trabalho das entidades assistenciais”, conclui Barusso.

Cardápio

Barraca Brasil Colônia – Porco no Tacho

Barraca Catarinense – Sorvetes

Barraca Brasileira – Espetinho

Barraca Portuguesa – Bacalhau

Barraca Cabocla – Picanha

Barraca Italiana – Massas

Pastelão – Pastel italiano

Barraca Paulista – Carneiro no Tacho

Barraca Chinesa – Comida Chinesa

Barraca Árabe – Comida Árabe

Barraca Inglesa – Batata recheada

Barraca Maringaense – Comida Vegetariana

Barraca Alemã – Isbein com chucrute

Provopar – Pastel

Barraca Paraná – Barreado

Barraca Baiana – Comida Baiana

Barraca Mineira – Comida Mineira

Barraca Mexicana – Comida Mexicana

Barraca Carioca – Piapara na grelha

Barraca Americana – Cachorro Quente

Barraca Japonesa – Comida Japonesa
PMM