SAÚDE

Rubéola: postos de saúde estarão de plantão no próximo sábado (30)

No próximo sábado (30), é o Dia Nacional da Campanha de Vacinação contra Rubéola em todo o país.

Em Maringá, as 25 unidades de saúde, inclusive Floriano e Iguatemi, estarão de plantão das 8 às 17 horas para imunizar homens e mulheres de 20 a 39 anos.

Ainda no sábado, a vacinação estará disponível na Secretaria da Saúde, no Zona Norte e também nos quatro shoppings da cidade que são Avenida Center, Cidade (BIG), Mandacaru Boulevard e Maringá Park, das 10 às 17 horas.

Ao todo deverão ser vacinados cerca de 111.812 homens e mulheres entre 20 e 39 anos, contra a rubéola.

Até o momento foram imunizados 49.537 adultos, sendo 26.839 mulheres e 22. 698 homens, o que corresponde a 44,3%, da população.

De acordo com a coordenadora de Controle de Imunobiológicos da Secretaria da Saúde, Edlene Loureiro Aceti Goes, o plantão é apenas para a vacinação contra a rubéola.

“Pedimos que as pessoas que ainda não tomaram a dose, aproveitem o próximo sábado, que estaremos com vários pontos de vacinação para se imunizarem contra a rubéola.

Não importa se a pessoa já teve a doença ou já tomou a vacina.

Essa campanha de vacinação é para todos, por isso a importância de procurar um posto de saúde e tomar o quanto antes”, convoca a coordenadora.

Segundo o secretário da saúde, Antonio Carlos Nardi, a campanha contra a rubéola é a maior já realizada no Brasil.

“Muitas pessoas pensam que somente as mulheres correm o risco de contrair a doença, mas os homens também podem transmitir para as mulheres, aumentando a possibilidade da criança nascer com surdez, cegueira e outras deficiências oriundas da patologia”, explica Nardi.

Informações com a coordenadora de Controle de Imunobiológicos da Secretaria da Saúde, Edlene Loureiro Aceti Goes, pelo telefone: 3218-3120 ou 3218-3100.
PMM