SAÚDE

Vacinação contra poliomielite prossegue até sexta-feira

Pais que ainda não levaram seus filhos menores de cinco anos para tomar a segunda dose da vacina contra a poliomielite devem ficar atentos: sexta-feira (22) é o último prazo para a imunização. Para receber a vacina é preciso ir a um dos 25 postos de saúde do município ou à Secretaria da Saúde levando a carteira de vacinação da criança, das 8 às 17 horas.

O objetivo da Secretaria da Saúde é vacinar 95% da população nessa faixa etária. Até o momento a cobertura atingiu 17.180, que corresponde 81,8% das crianças que receberam a segunda dose contra a polio, sendo que a meta da Secretaria é vacinar 20.995. Os postos de saúde serão os únicos locais para a vacinação.

O secretário da Saúde, Antonio Carlos Nardi reforça que é de extrema importância que os pais vacinem seus filhos. “Queremos garantir que nossas crianças continuem tendo saúde e qualidade de vida. Agradecemos também aos pais que levaram seus filhos para tomar a vacina, numa grande mobilização pela saúde dos pequenos maringaenses”, destacou o secretário.

A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro clássico de paralisia flácida de início súbito. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica. A doença foi de alta incidência no país em anos anteriores, deixando centenas de deficientes físicos a cada ano.

Serviço:

Informações com a coordenadora de Controle de Imunobiológicos da Secretaria da Saúde, Edlene Loureiro Aceti Goes, pelo telefone: 3218-3120 ou 3218-3100.

PMM