ECONOMIA

Paraná tem deficiência na produção de biodiesel

O Paraná não configura na lista dos dez maiores produtores de biodiesel do país, muito pelo contrário. Levantamento da União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio) aponta que o Paraná está longe de ser um grande produtor do combustível - das atuais 151 usinas instaladas ou em construção no país, somente 10 estão no Estado.

Tal resultado está muito distante da importância do Paraná no meio agrícola nacional. O Estado é o maior produtor de grãos do Brasil com 32 milhões de toneladas na safra, representando 22% de todo o volume nacional, além disso, é o segundo em produção de cana-de-açúcar – 41 milhões de toneladas.

O secretário estadual de Agricultura, Valter Bianchini, reconheceu essa deficiência."A explicação pela baixa representatividade deve-se pela alta das commodities no mundo e aproveitamento deste bom momento pelos agropecuaristas", disse.

No entanto, Valter Bianchini comentou que esta situação está sendo revertida. Até 2009, explicou ele, haverá investimentos da Petrobrás, em Palmeira (próximo de Curitiba), e da multinacional Grenko, em Maringá, com construção de novas usinas. Além disso, há promessa de investimentos de multinacionais coreanas na produção de biocombustível no Paraná. "Essa será a entrada definitiva do Paraná no Programa Nacional do Biodiesel", ressaltou.
Bonde News