ECONOMIA

PR é o 2.º em ranking de desenvolvimento

Novo índice que mede o desenvolvimento dos municípios brasileiros mostra que o Paraná é o segundo melhor colocado no ranking nacional, atrás apenas de São Paulo. Pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), numa escala de zero a um – em que quanto mais próximo de um maior é o grau de desenvolvimento – São Paulo ficou com 0,8499 e Paraná com 0,8035. Apenas os dois estados em todo o país alcançaram, segundo o novo índice, um patamar de alto grau de desenvolvimento. Curitiba lidera o ranking entre as capitais, com IFDM de 0,8510.

O IFDM é um trabalho de fôlego feito pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), com o objetivo de fazer uma radiografia dos 5.559 municípios brasileiros e acompanhar a evolução deles ano após ano. O índice avalia dados de emprego/renda, saúde e educação. Para efeitos de análise, a entidade fez o cálculo dos IFDMs referentes a 2005 e 2000. Os dados foram divulgados na semana passada.

Pelo IFDM 2005, o Paraná tem 17 cidades consideradas altamente desenvolvidas. A maior parte dos municípios do estado, 346, tem índice de desenvolvimento considerado moderado. Outros 36 têm o desenvolvimento regular. Nenhum município paranaense foi considerado com baixo índice de desenvolvimento.

No ranking nacional, em 36º lugar, Maringá, no Norte do estado, foi a cidade paranaense mais bem colocada. “Maringá teve um grande crescimento de sua base industrial. É segundo município com maior aumento de empregos em número absoluto e o maior em número relativos”, diz o presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Carlos Manoel dos Santos.

No ranking estadual, Maringá foi seguida por Londrina, Curitiba, Pinhais e Toledo. Goioxim, na Região Centro-Sul, com 8 mil habitantes, teve o pior índice de desenvolvimento do estado, ficando em 4.536º lugar. “Goioxim tem uma base rural, com estrutura de emprego familiar, que não entra neste tipo de indicador, porque não é remuneração formal”, explica Santos.

Doutor Ulysses, Laranjal, Cerro Azul, Adrianópolis e Guaraqueçaba também estão na lanterna no ranking estadual. Em comum, eles têm baixos índices de emprego e renda e taxas regulares de educação, segundo a Firjan. Três deles são da região do Vale do Ribeira: Doutor Ulysses, Cerro Azul e Adrianópolis. “O Vale do Ribeira é objeto de política específica do governo do estado desde 2003. Ele já vem melhorando e isso deve aparecer ainda mais nos indicadores dos próximos anos”, afirma Santos.

Gazeta do Povo