AÇÃO SOCIAL

Atividades da Semana da Amamentação prosseguem nesta segunda-feira

As atividades da Semana da Amamentação que iniciaram na última sexta-feira (1), reuniram cerca de 1200 de pessoas. Foram encontros com palestras e apresentações teatrais que abordaram o tema: “Se o assunto é amamentar: apoio à mulher em primeiro lugar.” A campanha enfatiza a importância da ajuda familiar e profissional durante os primeiros seis meses de vida do bebê.

Nesta segunda-feira (4), a programação continua com distribuição das cartilhas “Mãe Ingá ensinando a amamentar – aprenda brincando” aos alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares do município, com a presença da "Mãe Ingá" nas instituições.

As visitas prosseguem até o próximo dia 8 (sexta-feira) com orientações sobre aleitamento materno nos postos de saúde, maternidades e comunidade em geral. Os acadêmicos de fonoaudiologia do Cesumar visitarão as maternidades prestando apoio às mães e familiares.

Para a presidente do Comitê de Aleitamento Materno de Maringá, Rita de Cássia Inocente Kikuchi, a participação da comunidade surpreendeu as expectativas dos organizadores. “Ficamos contentes com a presença de tantas vovós nas palestras. Tenho certeza que conseguimos atingir nosso objetivo de orientá-las quanto a importância de incentivar filhas, noras e netas a amamentar e repassar esta informação para outras pessoas.”

Rita também explica que a falta do apoio familiar e conhecimento pode desestimular as mães que estão amamentando. “Muitas avós, por falta de orientação, ensinam a mãe a substituir o leite materno pela mamadeira, logo nos primeiros meses de vida da criança. Por isso é fundamental a abordagem deste tema”, conclui.

Serviço: Informações com a presidente do Comitê de Aleitamento Materno de Maringá, Rita de Cássia Inocente Kikuchi, 9964-1117.

PMM