EMPREGO

"Rumo ao Emprego" entrega certificados para 22 alunos

Dos 22 alunos que concluíram os cursos de pintor e impressor off set, 12, já estão empregados. Nesta quarta-feira (23), 14 alunos do curso de pintor recebem os certificados de conclusão e na quinta-feira (24), será a vez dos alunos do curso de impressor off set. A cerimônia de entrega será realizada na Escola Laura Rebouças – Trabalho de Encaminhamento ao Menor de Maringá – TEMM, às 19h30.

Durante o curso de pintor, os alunos aprenderam sobre: Saúde e higiene no trabalho; Conhecimentos gerais (da função); Identificação e uso das ferramentas e equipamentos; Medir, marcar, nivelar, aprumar, esquadrejar, alinhar; Conceituação e características de fabricação de tintas; Teoria das cores; Pigmentos e resinas; Solventes e aditivos; Processos de pintura (fundo, massa, acabamento); Raspar, lixar e lavar superfícies à serem pintadas; Aplicar e lixar massa corrida; Preparar tinta, verniz e selador; Aplicação de selador; Aplicação dos tipos de tintas (óleo, esmalte, verniz, PVA, látex); Pintar portas e esquadrias (ferro e madeira); Identificação de defeitos na pintura; Textura e Grafiato. Dos 14 alunos que concluíram o curso, quatro já estão trabalhando.

Os profissionais recém-formados no curso de impressor off-set, tiveram aulas de: Gestão Industrial; Segurança e Saúde do Trabalho; Relações Interpessoais; Ética e Cidadania; Educação Ambiental; Legislação Previdenciária e Qualidade e Produtividade Impressão Off-Set; Lubrificar a Impressora; Preparar Sistema de Alimentação e Margeação; Regular Mesa de Recepção; Colocar Chapa; Regular Pressão dos Cilindros;Regular Entintamento; Regular Sistema de Molha; Utilizar Produtos Químicos para Limpeza e Retoque;Substituir Revestimento do Sistema de Molha; Retirar e Colocar Blanqueta; Imprimir Texto; Imprimir Chapados (vazados e secos); Imprimir Papel Couché; Imprimir em Cartolina (cartazes); Imprimir com Numeradores e Serrilha; Imprimir em Papel " Flor-Plost"; Imprimir Policromia; Preparar Tintas. Os oito alunos que concluíram o curso já estão empregados.

O programa “Rumo ao Emprego” é desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o Senai e tem como objetivo capacitar profissionais aptos para desempenhar funções que necessitam de mão de obra qualificada no mercado de trabalho atual.

Desde a implantação do programa, cerca de 200 pessoas já receberam o certificado de conclusão do curso emitido pelo Senai. A Prefeitura fará uma acompanhamento da trajetória dos ex-alunos para avaliar o resultado do programa.

PMM