CIDADE

Decisão sobre gestão do Parque do Ingá ficou para esta semana

A comissão de licitação da gestão do Parque do Ingá definiu nna sexta-feira (18) passada, depois da abertura das propostas de duas Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips), inscritas para o pregão, dar um novo prazo para a apresentação de novos documentos. Apenas o Instituto da Árvore, de Maringá e o Instituto Brasileiro de Santa Catarina (Ibrasc), de Balneário Camboriú (SC), apresentaram propostas.

As duas Oscips foram habilitadas para a licitação, mas não alcançaram os pontos suficientes exigidos no edital. A comissão decidiu então abrir um novo prazo para a apresentação de propostas para as duas organizações, que serão citadas sobre o procedimento hoje, segunda-feira. Como as duas foram habilitadas, existe amparo legal para novas propostas.

Os representantes das duas Oscips, Lauri Cezar Bittencourt, do Instituto da Árvore, e Hermínio de Paula Molinari, do Ibrasc, aprovaram a forma como o edital da gestão foi produzido, baseado no Plano de Manejo do Parque do Ingá. O plano, elaborado por uma equipe de especialistas de várias áreas de atuação, vai recuperar a reserva e criar condições para atrair visitantes ao parque.

Todas as ações realizadas pela Oscip co-gestora do parque precisam ser aprovadas por uma comissão composta por representantes de vários setores, parte deles ligados ao meio ambiente. O edital proíbe a cobrança de ingressos para visitantes e a comercialização de bebidas alcoólicas e tabaco na lanchonete e quiosques do parque.

A gestora terá ainda que manter uma estrutura adequada para a manutenção da reserva e para o atendimento ao público. Para manter essa estrutura, a Oscip poderá fazer parcerias, explorar serviços como a locação de triciclos para passeios no interior da reserva e vender souvenir com motivos do parque.

Alguns pontos do Plano de Manejo, apresentado em fevereiro passado, já estão sendo executados pelo município. O minizoológico está sendo desativado, com os animais transferidos pelo Ibama; os cipós que prejudicam a arborização estão sendo erradicados; as nascentes aterradas serão liberadas e outras obras de melhoria serão implantadas nas próximas semanas.
PMM