CAMPANHA

Projeto de Maringá apresentado em mostra estadual de saúde

Projeto de saúde desenvolvido na Escola Municipal Olga Aiub Ferreira pela Equipe 1 do NIS II Guaiapó/Requião, foi apresentado na 1ª Mostra Estadual de Atenção Primária em Saúde, realizada em Curitiba no início da semana. O projeto “Adolescência: observações práticas em projeto multidisciplinar” envolveu as equipes de saúde da família e de saúde bucal.

O projeto mobilizou três equipes da Saúde da Família e outras três da Saúde Bucal, com o objetivo central de promover reflexões sobre a Educação em Saúde e o auto cuidado entre os adolescentes da escola do bairro. A estratégia adotada foi levar as equipes de Saúde em Família e de Saúde Bucal da Unidade Básica para a escola, realizando palestras e promovendo a escovação supervisionada.

As equipes chegaram com vários temas, como higiene corporal, drogatização, violência infantil e sexual, sexualidade, puberdade, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência, alimentação saudável e saúde bucal. A partir dos temas propostos, os estudantes puderam opinar sobre os mais interessantes dentro da realidade local da comunidade.

Durante todos os encontros, segundo a dentista Ermelinda Matsuura, os temas foram trabalhados, despertando o interesse dos jovens para a importância de cada assunto tratado. “Procuramos falar uma linguagem direta com esse público e entender as necessidades deles”, revela.

Alguns temas periféricos, sempre dentro dos assuntos sugeridos, também foram abordados a pedido dos adolescentes. “Os jovens também mostraram muito interesse durante as palestras e sempre questionavam sobre cada assunto”, conta Ermelinda.

Gravidez na adolescência

Um dos temas que despertou o interesse dos adolescentes e mais trabalhado dentro do projeto foi a prevenção da gravidez na adolescência. Além das palestras e orientações sobre o tema, cada dupla de adolescentes recebeu um pintinho de galinha e um copinho de ração para cuidarem durante um período. O objetivo foi de comparar as necessidades de um bebê, para os jovens terem noção do trabalho.

Uma semana depois a equipe se reuniu com os estudantes para avaliar o impacto da presença do pintinho da vida de cada dupla. Muitos tiveram dificuldade para cuidar da ave, que foram da rejeição da família, problemas com alimentação do pintinho, barulho e até de morte por falta de cuidado adequado.

O objetivo era mesmo fazer uma analogia com as necessidades de cuidado constante de uma criança, mostrando aos adolescentes as consequências de uma gravidez precoce. A equipe notou que muitas vezes os pais desconhecem ou tem dificuldades em repassar alguns ensinamentos aos filhos, o que mostra a importância do trabalho dos profissionais da saúde junto aos jovens.

A 1ª Mostra Estadual de Atenção Primária em Saúde marcou as comemorações dos 50 anos da Escola de Saúde Pública do Paraná e foi organizada pela Superintendência de Politicas de Atenção Primária em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, como forma de promover uma integração maior dos municípios para a área, além de tornar um espaço para debates sobre os temas desenvolvidos em cada região.

PMM