CAMPANHA

Campanha vai conscientizar sobre fumo em ambiente fechado

Bares, restaurantes e casas noturnas de Maringá promovem neste sábado (31), uma campanha para conscientizar os freqüentadores sobre a proibição de fumar em ambientes fechados. A 'ação de conscientização do uso de fumígeros em ambientes fechados' partiu dos próprios comerciantes, que vão uniformizar os funcionários, fixar banner e distribuir folhetos orientando os clientes sobre a questão legal do tabagismo em ambientes internos dos estabelecimentos.

A ação visa acabar com a resistência dos freqüentadores. Desde agosto do ano passado a Secretaria da Saúde vem realizando o trabalho de orientação dos comerciantes e alerta aos fumantes. Proprietários e funcionários de bares, restaurantes e casas noturnas assinaram um Termo de Ajustamento e Conduta com a Procuradoria do Trabalho e a Promotoria de Meio Ambiente, se comprometendo a respeitar a legislação. No entanto sentem dificuldades em convencer alguns clientes, o que levou a iniciativa de promover a campanha deste sábado, marcando o Dia Internacional de Combate ao Tabagismo.

“Muitas pessoas alegam desconhecer a proibição, especialmente os de fora, o que dificulta qualquer tentativa de orientar o cliente”, explica o empresário Michel Name. Ele lembra que em outras cidades, apesar da lei, não existe uma fiscalização como em Maringá, o que leva o cliente a estranhar o cerco contra o tabagismo na cidade. “Queremos com essa campanha mostrar também que os estabelecimentos que permitem fumar em locais fechados não estão cumprindo a lei”, afirma.

A gerente de Vigilância em Saúde do município, Rosângela Treichel Saenz Surita, reforça que são três leis proibindo a uso de cigarro em ambientes fechados, uma lei federal, uma estadual e uma municipal. O Ministério Público está cobrando ações da fiscalização para fazer cumprir as leis e os responsáveis por boa parte dos estabelecimentos já foram orientados e notificados sobre a proibição.

A Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), reunindo representante de todos os setores responsáveis pela fiscalização e funcionamento de estabelecimentos comerciais, voltou às ruas na semana passada, constatando algumas irregularidades. O problema maior, identifica Dora Bombo, da Vigilância Sanitária, está nas casas noturnas. “Porém onde os administradores estão envolvidos os clientes respeitam”, conta ela.

Fumante passivo

Nesta sexta-feira (30), durante o 1º Ciclo de Debates sobre Arborização Urbana, em Maringá, será lançada a campanha contra o fumo passivo da Associação Mundial Antitabagismo (Amata). A campanha será lançada no Brasil apenas em São Paulo e Maringá, graças ao esforço do poder público em combater o tabagismo na cidade.

A campanha da Amata visa orientar especialmente os pais sobre os males do cigarro para as crianças. Serão fixados cartazes da campanha mundial em locais de concentração de pais e crianças como postos de saúde e escolas. “Queremos conscientizar as pessoas sobre os males do fumo passivo, especialmente para as crianças que convivem com fumantes”, alerta Wilson Bespalhuk, represente da Amata. O lançamento da campanha será às 14 horas no auditório do Bloco 6 do Cesumar.

PMM