EMPREGO

Maringá forma mais 150 profissionais qualificados para o mercado de trabalho

A falta de mão-de-obra qualificada é um dos motivos que impede a inserção das pessoas no mercado de trabalho. Para suprir esta necessidade existente no município, a Prefeitura e o Senai desenvolveram o programa “Rumo ao Emprego”, com o objetivo de capacitar profissionais aptos para desempenhar funções em áreas como construção civil e confecção.

Nesta quarta-feira (2), 150 alunos receberam certificado de conclusão de curso, na sala de reuniões da Prefeitura. Os cursos concluídos foram informática, azulejista, encanador, soldador, mecânico de máquina de costura, operador de máquina de costura, cabeleireiro e manicure.

O prefeito Silvio Barros participou da solenidade e agradeceu aos professores, alunos e parceiros, e ainda ressaltou a importância das parcerias. “Esta é uma chance para que vocês consigam um salário melhor e para alguns, o primeiro emprego. As parcerias somadas com a vontade e a disposição dos alunos criaram um ambiente propício para novas oportunidades que vocês não podem perder. Para nós é um privilégio fazer parte deste projeto”, completa.

Uma pesquisa realizada em 2005 revelou que o desemprego ocupava o segundo lugar na lista dos problemas mais apontados pela população. Atualmente ocupa o quinto lugar nas pesquisas. Além dos pedidos de emprego constantes, também existiam diversas reclamações de empresários que necessitavam de profissionais qualificados. A Prefeitura fará um acompanhamento para avaliar o resultado do programa para adaptar o trabalho às necessidades da população.

As aulas dos cursos do programa “Rumo ao Emprego” são ministradas por instrutores do Senai. De acordo com o representante do Senai, Luis Antônio Mendonça, é sempre um privilégio para a instituição participar da entrega dos certificados. “Este momento representa o resultado e a celebração de êxito de vocês que freqüentaram as aulas e agora estão aptos para o mercado de trabalho.”

Serviço:

O programa “Rumo ao Emprego é resultado da parceria entre as Secretarias da Indústria, Comércio e Turismo, Assistência Social e Cidadania e Mulher, Agência do Trabalhador e Senai.

PMM