GERAL

Centro Tecnológico de Maringá será lançado nesta quinta-feira (26)

O lançamento será na sede do CTM, no Jardim Leblon, próximo ao Hospital Municipal.

Centro Tecnológico de Maringá será lançado nesta quinta-feira (26)
- Foto: Divulgação

A Fundação Tecnópolis, em parceria com a Prefeitura, Governo Federal e Senai lançam nesta quinta-feira (26), às 19h30 o Centro Tecnológico de Maringá (CTM), que oferece cursos de qualificação no nível básico e cursos técnicos de nível médio.

O objetivo do lançamento é mostrar a estrutura montada pela Prefeitura, governo federal e Senai para atender a demanda de cursos na região. O CTM está em uma área de 44 mil metros quadrados, com 6 mil metros quadrados de área construída, 22 laboratórios, 11 salas de aulas, biblioteca e toda estrutura para atender a Educação Profissionalizante.

A Fundação Tecnópolis é uma entidade sem fins lucrativos, criada pela parceria entre o Sindicato da Indústria Metal-mecânica (Sindimetal) e o Sindicato da Indústria do Vestuário (Sindvest). O objetivo da entidade é fomentar a educação profissional tecnológica, atendendo a demanda de mão-de-obra na região e consolidando o Centro Tecnológico de Maringá.

O CTM possui uma grande estrutura pedagógica, equipada com modernos laboratórios nas áreas da confecção, metal-mecânica, automação e informática industrial. O quadro de professores conta com a experiência e competência do SENAI, a mais importante instituição de capacitação profissional do país.

Qualificação profissional

Os cursos de qualificação de nível básico preparam trabalhadores maiores de 16 anos com escolaridade básica variável, visando atender as necessidades de habilitação para o mercado. Os cursos são de curta duração e variam de 60 a 400hs.

Os cursos técnicos de nível médio são destinados aos alunos matriculados ou egressos do ensino médio, com o objetivo de proporcionar habilitação e qualificação profissional. Os cursos duram de 2 a 4 semestres e permitem aos alunos adquirirem, ampliarem, atualizarem e aprofundarem conhecimentos para o desenvolvimento de competências técnicas de uma atividade profissional.

São três cursos de qualificação na área de plásticos e polímeros, dois na área da tecnologia da informação e 26 na área de confecção industrial. Os cursos técnicos de nível médio abrangem as áreas de mecânica industrial, confecção industrial, gestão de processos industriais, informática industrial e mecatrônica.

O projeto recebeu o apoio do Programa de Expansão da Educação Profissional, e oferece bolsa integral para 50% das vagas nos cursos técnicos e básicos. As bolsas são destinadas a estudantes da rede pública de ensino, que passam por um processo de seleção.

Serviço:
Outras informações no site www.ctm.org.br, ou pelo telefone: (44) 3028-5003 / 3293-6700.

 

PMM