CULTURA

Ballet russo se apresenta em Maringá

“Maringá foi incluída na lista das cidades onde a companhia apresentará o espetáculo, graças aos bons contatos que a Secretaria da Cultura mantém com produtores internacionais e a constante divulgação que tem feito do teatro Calil Haddad,” explica a Secretária da Cultura, Flor Duarte.

Uma das obras mais conhecidas e complexas do ballet clássico, “A Bela Adormecida”, de Tchaikovsky, será apresentada no próximo dia 25 de junho, no Teatro Calil Haddad, às 20h30. O espetáculo será interpretado pelo Ballet de São Petersburgo, companhia que está no topo do ballet internacional e é reconhecida como uma das poucas companhias russas genuínas em turnê pelo mundo.

Além de Maringá, a turnê brasileira passará por Porto Alegre, Curitiba, Joinville, Londrina, Santos, Rio de Janeiro, Juiz de Fora, Brasília, Aracaju, Maceió, Recife e Salvador. Esta é a primeira vez que a companhia se apresenta no Brasil e na América Latina.

Companhia

O Saint Petersburg Ballet Theatre é uma das jovens companhias de balé de maior sucesso do mundo e a única da Rússia que não recebe nem incentivos governamentais nem patrocínios privados. A companhia se mantém criando meios independentes de angariar recursos e gerenciar seus gastos.

Mais de sessenta bailarinos integram a companhia e a maioria deles graduou-se na Escola de Balé Vaganova de São Peteresburgo. Os treinadores da companhia são renomados formadores de bailarinos e primeiras bailarinas. Os premiados russos Alexander Kurkov, Lubov Kunakova, Svetlana Efremova, Natalia Raldugina, Margarita Alfimova são responsáveis pela pedagogia, treinamento do corpo de balé e sua expressividade artística.

PMM