MEIO AMBIENTE

Campanha internacional para plantio de árvore no Paraná prossegue até setembro

Hoje qualquer cidadão brasileiro ou estrangeiro pode solicitar o plantio de uma árvore em território paranaense. A oportunidade é oferecida gratuitamente pelo Programa Mata Ciliar - coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – por meio da campanha “Peça para o Governo do Paraná Plantar uma Árvore em Seu Nome”, lançada no mês passado durante a Nona Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-9). A campanha prossegue até as comemorações da Semana da Árvore, em setembro.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, explicou que a campanha foi criada para envolver ainda mais a sociedade na recuperação da cobertura florestal do Estado. “Há pessoas que moram nos grandes centros urbanos e entram em contato conosco querendo participar dos plantios, que geralmente acontecem em áreas rurais. Esta foi uma forma interativa de chamarmos a atenção da população e mobilizarmos aqueles que se preocupam com a causa ambiental”, destacou.

O pedido é feito no endereço eletrônico do Programa Mata Ciliar (http://www3.pr.gov.br/mataciliar), onde os interessados clicam no banner da campanha e preenchem um pequeno formulário on-line, informando nome, e-mail e país de origem.

Em seguida o solicitante recebe uma confirmação de cadastro com todos os dados necessários para localização da muda plantada em seu nome – como longitude e latitude, além de imagens em boa definição que facilitam o acompanhamento. “É simultâneo. Logo após o cadastro a muda é plantada e as informações são repassadas por e-mail em no máximo 48 horas”, afirmou o coordenador do programa, Paulo Roberto Caçola.

COP-9 – A campanha foi lançada durante a COP-9, quando também foi assinado um Acordo Bilateral entre governo do Estado e Secretaria da Convenção da Diversidade Biológica, comandada por Ahmed Djoghlaf, para o plantio de 100 mil mudas de espécies nativas em 100 hectares da mata atlântica paranaense.

As árvores devem seqüestrar as 10,1 mil toneladas de dióxido de carbono que o Secretariado da CDB vai produzir com as atividades de seus integrantes até a COP 10, marcada para 2010 em Nagóia. Desde o último dia 27, quando teve início a campanha, 50 mil mudas já foram plantadas.
AEN