MEIO AMBIENTE

Comunidade deve participar de revitalização dos fundos de vale

Ontem (8), aconteceu o encerramento da Semana do Meio Ambiente em Maringá.

Comunidade deve participar de revitalização dos fundos de vale

Durante o plantio de 500 mudas nas margens do Córrego Morangueira, no Jardim Oásis, o prefeito Silvio Barros pediu aos moradores que cuidem dos fundos de vale.

O prefeito lembrou que a área estava abandonada. “Agora vai ficar bom. Peço à comunidade aqui presente que cuide desse espaço, que utilize de maneira positiva, pois quem se preocupa com a natureza é abençoado. Temos que saber cuidar do lugar onde vivemos”, destacou.

Diniz também agradeceu todos os parceiros do projeto e disse que essa atividade foi o coroamento do encerramento da Semana do Meio Ambiente. “Quero agradecer aos alunos do Colégio JK, que vêm realizando um trabalho significativo em respeito ao meio ambiente, à Força Verde, à Sanepar, entre tantos outros parceiros e em especial à comunidade dos bairros, que tanto ajudam na preservação ambiental”.

A solenidade contou com a presença do secretário do Meio Ambiente e Agricultura, Diniz Afonso, do secretário da Saúde, Antônio Carlos Nardi, do presidente da associação do bairro, Roque dos Santos e dos alunos do curso técnico em Meio Ambiente do Colégio Juscelino Kubitschek, que ajudam no plantio e recuperação da área.


Viveiro municipal

O secretário explicou que as mudas que foram plantadas no fundo de vale do córrego Morangueira, no Jardim Oásis, são do Viveiro Municipal. Assim como as plantadas dentro dos projetos de recuperação de outros fundos de vale. Além do Morangueira, receberam mudas de espécies nativas o Ribeirão Pinguim, no Jardim São Silvestre, e a nascente do Córrego Nazareth, no Jardim Montreal.

A coordenadora das áreas de preservação permanente da Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura, Juliani Aparecida Kerkhoff, adianta que os alunos do Colégio JK continuam trabalhando no Jardim Oásis nas próximas semanas. A área vai receber pelo menos mais 500 mudas.

Outra área que começa a ser recuperada em breve é um trecho do Córrego Beth, nas proximidades do Parque do Japão. A empresa Gerdau vai repassar 2.500 mudas para o plantio na área. O projeto, adianta Juliani, prevê a recuperação de todos os fundos de vale, e a prioridade é atender onde existe mais apelo dos moradores.

PMM