CULTURA

Programa prestigia artistas maringaenses e divulga música erudita

O espetáculo termina com dois duetos de ópera e tem duração de 45 minutos”, explica a artista.

Programa prestigia artistas maringaenses e divulga música erudita
- Foto: Divulgação

O programa “Convite à Música”, prestigiado por um público assíduo todas as quintas-feiras, no Auditório Luzamor, apresenta há três anos, recitais e concertos de música erudita de alta qualidade em Maringá. A proposta da Secretaria da Cultura agrada a população que pode assistir espetáculos gratuitos todas as semanas e artistas da cidade e região que podem mostrar seus trabalhos e conhecer outros músicos.

Nesta quinta-feira (5), o programa apresenta um recital de canto e piano com Andreia Chinaglia e Cíntia Ruivo, a partir das 21 horas. De acordo com a artista, Andreia Chinaglia, o concerto terá obras de vários períodos da história da música.

“A primeira parte do recital terá duas peças barrocas, uma clássica e uma canção alemã do período romântico. Na segunda parte a apresentação terá canções brasileiras, de compositores nacionalistas do século XX, além de canções espanholas do nacionalismo espanhol.

Andreia Chinaglia se apresenta pela terceira vez no “Convite à Música” e aprova a iniciativa. “Gosto muito do projeto e acho que ele veio para mostrar para as pessoas da cidade um lado da música que muita gente tinha aversão. Ao assistir o espetáculo, eles percebem que a qualidade é muito diferente do que escutam no rádio e começam a gostar e comparecer aos recitais”, comenta.

A artista também relata que outra vantagem do programa é a promoção de artistas do município que antes tinham que ir para outras cidades e estados para se apresentar. “Todas as vezes que me apresentei no 'Convite à Música' fui muito bem recebida e já tive o privilégio de conhecer o trabalho de músicos de outros estados.”


Andréia Chinaglia

A cantora Andreia Chinaglia iniciou seus estudos musicais em piano, mas, posteriormente seguiu na área de canto. Começou a estudar canto e técnica vocal freqüentando aulas particulares e, em 1999, ingressou no Curso Técnico em Canto da Universidade Estadual de Maringá, sob a orientação da professora Ana Lúcia Colodetti. Se formou em 2003, ano em que ingressou, neste mesma instituição, na Graduação em Música tendo como Habilitação o Bacharelado em canto se formando no final de 2007 sob a orientação do professor Jhon de Castro.


Cinthia Ruivo

Aos oito anos de idade, a pianista Cinthia Ruivo começou a fazer aulas de órgão e teclado eletrônico. Aos 15 anos iniciou seus estudos ao piano com a professora Gladys Rosana. Estudou com Paulo Giovanini, Ms. Geraldo Brandão e Sabrina Schulz.

Atualmente participa de diversos recitais em Maringá, Cianorte, Paranavaí e Londrina. Formada na turma de 2007 do curso de Graduação em Música - bacharelado em piano sob orientação do professor Yuri Pingo, mantém seus estudos, leciona piano e faz um trabalho de co-repetição para diversos músicos na cidade de Maringá.
 

PMM