MEIO AMBIENTE

Maringá é a segunda cidade a implantar o Força Verde Mirim

O projeto existe apenas no município de Telêmaco Borba, com resultados considerados positivos pelo comando da corporação.

Maringá é a segunda cidade a implantar o Força Verde Mirim
- Foto: André Renato / PMM

A Polícia Ambiental do Paraná lançou nesta quarta-feira (4) em Maringá o projeto Força Verde Mirim, que vai selecionar 40 alunos do Lar Escola da Criança para um programa de educação ambiental junto à comunidade.

Os estudantes integrados ao Força Verde Mirim terão seis meses de treinamento, incluindo legislação ambiental, tipo de fauna e flora, degradação, poluição, preservação e outros aspectos sobre o meio ambiente. “Estes alunos vão multiplicar os conceitos de educação ambiental junto à família e à comunidade”, explica o tenente coronel Sérgio Filardo, comandante da Força Verde no Paraná.

Ele elogiou o esforço do chefe regional do Instituto Ambiental do Paraná em Maringá, Paulino Mexia, para trazer à cidade um pelotão do Força Verde Mirim, e destacou a preocupação da Prefeitura com o meio ambiente. O tenente coronel Filardo contou que a rainha Silvia, da Suécia, conheceu o projeto em Telêmaco Borba, e gostou tanto que levou a idéia para o país europeu. “Mostra que estamos no caminho correto”, afirmou.

O prefeito Silvio Barros disse que é um privilégio Maringá ter uma Força Verde Mirim, e convocou os estudantes e se unirem à Prefeitura na preservação ambiental. “Estamos fazendo muito pelo meio ambiente, e agora teremos a ajuda da Força Verde Mirim”, afirmou. Silvio Barros convidou os estudantes e as autoridades para a inauguração da melhoria implantada no Parque Florestal das Palmeiras, segundo ele uma mostra de relação com o meio ambiente defendida pelo município.


“Puxão de orelha”

O secretário de Meio Ambiente do Paraná, Rasca Rodrigues, disse que Maringá sempre tem “boas novas” na área ambiental. Citou a produção de 300 mil mudas ao ano na Penitenciária Estadual e o projeto de educação ambiental da Apae local, levada pelo governo do Estado a outros 22 municípios paranaenses.

Rasca Rodrigues convocou os futuros integrantes da Força Verde Mirim a punirem os poluidores e destruidores do meio ambiente com um “puxão de orelha”. “Estamos aqui diante do promotor de Meio Ambiente, Ilecir Heckert, e estou dando autoridade para vocês 'puxarem a orelha' de quem polui”, disse aos estudantes. O secretário destacou também a presença do sub comandante do Estado Maior da Polícia Militar no Paraná, Celso José de Mello, apontando a importância do projeto.

A diretora do Lar Escola da Criança de Maringá, irmã Cecília Inêz Ferraza, afirmou ser um orgulho para a instituição assumir um compromisso tão sério com a sociedade. “O meio ambiente precisa de todos, especialmente das crianças”, avisou. Vagner Roberto Alves, gerente da Santa Alice Loteadora, parceria do projeto em Maringá, disse que a diretoria da empresa aceitou de pronto apoiar o Força Verde Mirim. “Temos um compromisso com a qualidade de vida de Maringá”, afirmou.

Além de realizar um trabalho de educação ambiental junto à comunidade onde vive, os integrantes da Força Verde Mirim estarão quinzenalmente no Parque do Ingá, para um trabalho de divulgação junto à comunidade. Além da preservação, os estudantes também vão ensinar as pessoas como economizar recursos naturais e participar de gincanas de reciclagem de lixo. Quando flagrarem alguém destruindo a natureza, terão a atribuição de aplicar uma punição: o plantio de uma muda de espécie nativa.
 

PMM