IMIN 100

Paisagistas de Kakogawa orientam obras no Parque do Japão

As obras do parque do Japão estão em ritmo acelerado, para a chegada do príncipe Naruhito, no próximo dia 22 de junho.

O herdeiro do trono do Japão estará no Paraná para participar das festividades que marcam os 100 anos da imigração japonesa no Brasil e, em Maringá inaugura a primeira fase das obras do Parque do Japão.

Três paisagistas vieram especialmente da cidade de Kakogawa, no Japão, para coordenar as obras de dois jardins, que segundo a coordenadora do Parque do Japão, Mary Cristina Yoshii Fugou, estas duas obras estarão finalizadas para a chegada do príncipe.

Tadanori Maekawa, é um dos paisagistas. Ele é especialista na construção de jardins japoneses há 27 anos. O pai e o avô de Maekawa eram experts na arte de estruturar jardins japoneses. Hoje, aos 47 anos, o paisagista é a terceira geração da família nessa atividade.

De acordo com Maekawa, a obra do parque que mais está relacionada à cidade japonesa de Kakogawa é o Jardim Kako. É por meio desse jardim que o templo, Kakurinji, o mais famoso da cidade e que contém tesouros nacionais e importantes recursos culturais nos seus arredores, será lembrado.

O paisagista comenta, que um belo jardim faz com que o visitante relembre com saudade da infância. "A minha maior motivação é poder fazer um jardim bonito e que vai atravessar gerações."

Ele afirma que, no Japão, existe um consenso de que é o Brasil que deve ser parabenizado pelas comemorações dos 100 anos de imigração japonesa. "As comemorações estarão concentradas no Brasil", completa.

Serviço:

Dia 22 de junho é o dia da chegada do príncipe Naruhito, para evento solene.
O Diário do Norte do Paraná