MEIO AMBIENTE

Ciclo sobre arborização abre Semana do Meio Ambiente

O 1º Ciclo de Estudos sobre Arborização Urbana aberto na última quinta-feira (29), iniciou a programação da Semana do Meio Ambiente de Maringá, com programação até o próximo dia 8 de junho.

Ciclo sobre arborização abre Semana do Meio Ambiente
- Foto: Assessoria de comunicação/PMM

Na sexta-feira (30), no Bloco 6 do Cesumar, agentes públicos, profissionais, acadêmicos e autoridades debateram o futuro da arborização urbana nas cidades da região de Maringá.

Aconteceram minicursos simultâneos, no período da manhã, com temas específicos. A arquiteta e paisagista Fernanda Beatriz Maróstica, coordena o tema 'Paisagismo aplicado à área urbana'. O engenheiro florestal André Furlaneto, dirige os debates sobre 'Plano Diretor de Arborização'. O engenheiro agrônomo Arney Eduardo Ecker e o engenheiro florestal Ciro Braga Farhat, da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Maringá (SEMAA), coordenam o minicurso sobre 'Produção de espécies arbóreas para uso em arborização urbana'.

No período da tarde, foi realizado debate sobre a 'Situação Atual da Arborização Urbana nos Municípios que compõem a AMUSEP', com a participação do promotor de Meio Ambiente de Maringá, Manoel Ilecir Heckert; do professor Bruno De Angelis, diretor do Centro de Ciências Agrárias da UEM e vice-presidente do Conselho Deliberativo do Instituto da Árvore; do engenheiro florestal Paulino Mexia, chefe regional do Instituto Ambiental do Paraná; e da bióloga Lídia Maria da Fonseca Maróstica, presidente Conselho Municipal de Meio Ambiente de Maringá.

Na segunda (02) e terça-feira (03), a SEMAA promove exposição e trabalho de educação ambiental no pátio do SuperMuffato da avenida Cerro Azul. Também na terça-feira (03) funcionários da Sanepar estarão recebendo orientação sobre reciclagem e compostagem no aterro controlado, onde conhecem a tecnologia Biopuster de tratamento de lixo.

Parque das Palmeiras

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a SEMAA, em parceria com várias empresas e entidades, promove uma série de atividades no Parque Florestal das Palmeiras, entre Jardim Quebec e o Conjunto Herman Moraes Barros. A programação começa com a apresentação da Banda da Apae e abertura do espaço para brincadeiras. Na sequência será lançada a campanha de destinação correta do óleo de fritura, curso de construção de aquecedor solar, mostra de confecção de papel reciclável e caminhada no interior do parque.

No período da tarde, a partir das 13h30, será oferecido o curso de produtos a base de citronela, repelente natural usado para afastar insetos, especialmente o mosquito da dengue. O Centro de Controle de Zoonoses e a Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde participam do evento com a feira de doação de animais abandonados e vacinação contra a raiva para cães e gatos, sem custo para a população.

No dia 6 de junho a programação começa às 8h30, com reinício das atividades e apresentação da Banda da Apae, mostra de confecção de papel reciclável e curso de citronela. A partir das 10 horas será realizada uma demonstração da descontaminação de lâmpadas fluorescentes. As atividades para o público vão até as 13 horas.

O encerramento da Semana do Meio Ambiente será no dia 8 de junho, domingo, com o plantio de 500 mudas de espécies nativas no fundo de vale do Córrego Morangueira, no Jardim Oásis. O plantio conta com a parceria dos estudantes do curso técnico em meio ambiente do Colégio Estadual Juscelino Kubitschek. Será o terceiro fundo de vale que recebe melhorias dentro do projeto de recuperação de nascentes e margens de córregos e ribeirões na zona urbana.

A Semana do Meio Ambiente é uma realização da Prefeitura de Maringá, através das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, Secretaria da Saúde e Secretaria da Educação, com apoio do Governo do Paraná pela SEMA/IAP, UEM, Núcleo Regional de Educação, Sanepar, Polícia Ambiental, Força Verde e Sesc, com apoio da Spaipa, Nortevisual, Maringá FM, Transresíduos, Cesumar, Cooperativas de Reciclagem, Assomar e Bothanica Ambiental, entre outros.

 

PMM