EVENTO

Velódromo da Vila Olímpica foi inaugurado ontem

A qualidade estrutural apresentada no projeto e executada na construção do velódromo da Vila Olímpica de Maringá é considerada uma das melhores do país por especialistas na prática do ciclismo.

Velódromo da Vila Olímpica foi inaugurado ontem
- Foto: Allan Nascimento/PMM

Entre os diferenciais apontados por técnicos na modalidade estão a alta resistência, perfeição no nivelamento e grande capacidade de aderência na pista oval de 250 metros do circuito, que apresenta também 11 metros de largura e inclinação máxima de 42 graus.

“O material aplicado no piso industrial do circuito para competições normalmente é utilizado na construção de pistas de aeroportos e em plataformas de estações rodoviárias”, assinala o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Habitação (Seduh), Walter Progiante.
Anexadas à estrutura de concreto das arquibancadas estão as dependências da secretaria, os boxes das equipes, oficina, torre de controle e cronometragem, vestiários e sanitários para atletas, salas de arbitragem, depósitos, túnel de acesso e uma pista central de skate.

“Outra vantagem oferecida pelo circuito maringaense aos competidores é a possibilidade de realização de campeonatos noturnos, em função da iluminação adequada para o local”, destaca o árbitro continental da Confederação Brasileira de Ciclismo, Francisco Bonatti Valenti, que, nesta semana, fez uma visita de inspeção à obra.

De acordo com o árbitro, a estrutura dos boxes e a proximidade do velódromo com o alojamento dos atletas facilitam a acomodação de competidores que virão de outras localidades.

Entre os principais circuitos brasileiros com extensão de 250 metros e destinados à grandes competições de ciclismo, o circuito maringaense tem configurações idênticas aos velódromos de Belo Horizonte e Caieiras (São Paulo). No Brasil há circuitos com 333,33 metros de extensão localizados em Curitiba, Rio de Janeiro e Americana (SP).

Outras modalidades

A Vila Olímpica ocupa uma área de 121.500 m² na Zona 7 de Maringá, que já acomoda o Estádio Regional Willie Davids e os ginásios de esportes Chico Netto e Valdir Pinheiro.

A conclusão da primeira etapa de obras contempla o complexo esportivo com espaços oficialmente dimensionados para a prática de uma série de modalidades.
Na área de 3.600 m² do parque aquático, a piscina olímpica mede 50m X 25m e tem profundidade de dois metros – na parte rasa – e de 2,5 metros na mais profunda. Já a piscina semi-olímpica tem 25m X 15m e profundidade maior de 2,04 metros.

As duas piscinas têm dimensões oficiais para serem utilizadas em treinamentos e provas internacionais de natação, pólo aquático e outras modalidades, como competições oficiais de nado sincronizado.

A Vila Olímpica é constituída também por uma quadra de areia dotada de iluminação e drenagem; três quadras poliesportivas em concreto; um anfiteatro multiuso com arquibancadas; pista de caminhada com 2,5 quilômetros de extensão, dotada de dois circuitos internos e outro externo em toda a área e a esplanada que proporciona uma visão geral de todos os elementos do complexo esportivo. No espaço localizado entre a calçada da Avenida Lauro Werneck e as arquibancadas cobertas do Estádio Regional Willie Davids são instalados equipamentos da Academia da Terceira Idade (ATI) da Vila Olímpica.

Outro setor a ser inaugurado nesta primeira etapa de obras é o pavimento contendo 13 dos 20 módulos que servirão de alojamento para 80 atletas de alto rendimento, técnicos, professores e árbitros.

Cada módulo é composto por uma sala de estar e trabalho com cozinha integrada, dois dormitórios – com capacidade para duas pessoas em cada ambiente – e área de serviço.

Atletismo e artes marciais

Alguns quilômetros distante do conjunto de obras, um ginásio de esportes para a prática de artes marciais está sendo construído na área de 100 mil m² do complexo turístico do Parque do Japão, em implantação entre o Parque Itaipu e o Jardim Industrial, na saída para Campo Mourão. Com custo estimado em R$ 3,05 milhões – também em parceria entre o município e o governo federal – o ginásio de esportes será uma extensão do complexo esportivo.

Depois de concluído, o amplo ginásio terá estilo arquitetônico contemporâneo japonês e atuará na formação de atletas de artes marciais, integrando um centro de excelência em Judô e Taekwondo para a região sul do Brasil.
Para os próximos dias está previsto o início da implantação de uma pista de atletismo ao redor do gramado do Estádio Regional Willie Davids. A iniciativa tornará o principal estádio de futebol da cidade e região como o terceiro do país e o primeiro da região Sul a ter uma pista de atletismo com dimensões oficiais para a prática da modalidade.

Atividades previstas para domingo, dia 1º, na Vila Olímpica.

Programação Cultural:
9h – Apresentação do Tiro de Guerra
9h30 – Fanfarra Branca da Mota Fernandes
10h – Apresentação de Taiko (ACEMA)
10h30 – Show com Waguinho (evangélico)
11h30 – Dança tradicional japonesa (ACEMA)
12h – Show com Receita do Samba
13h – Cantores japoneses adultos (ACEMA)
13h30 – Show com Celina Borges (católica)
15h – Cantores japoneses infantis (ACEMA)
15h30 – Dança japonesa interativa – Bonodori
16h – Show com Hugo Pena e Gabriel
17h30 – Orquestra Filarmônica do Cesumar

Programação esportiva

No complexo esportivo:
9 às 10h30 – Projeto Caminhar – parceria com o Sesc e Prefeitura Municipal de Maringá

No velódromo:
9 às 11h30 e das 14 às 17 horas – Campeonato Paranaense de Ciclismo de Pista – Etapa Maringá (durante o evento serão realizadas oficinas para ciclismo de pista com Aldir Romeo e Hernandes Quadri Jr.)
12 às 14 horas – Apresentação de skate

Na esplanada:
9 às 11h30 e das 14 às 17h30 – Taekwondo (apresentação e oficinas com Diogo Souza e Natália Falavigna)
9 às 11h30 e das 14 às 17h30 – Atletismo (oficina com Vanderley Cordeiro de Lima)
9 às 17 horas – Recreação infantil com profissionais da Secretaria dos Esportes e Lazer

No Ginásio Chico Netto:
9 às 17h30 – Final do 18º Torneio de Futsal Dia do Trabalhador – Inter Centros Esportivos com 18 equipes

No parque aquático:
9 às 11h30 e das 14 às 17 horas – Natação – apresentações e oficinas com Fernando Scherer – o “Xuxa”

Nas quadras de areia:
8 às 12 horas – Torneio de Beach Hand
12h30 às 14 horas – Quadrangular de Beach Soccer com os times da Acema, Country Club, Maringá Club e Clube Olímpico
14h15 às 17h30 – Campeonato Paranaense de Vôlei de Praia – Finais da Etapa de Maringá (durante o evento haverá desafio com Jaqueline Silva e Adriana Behar)
 

PMM