GERAL

Inovação Tecnológica rende prêmio à Cocamar

A substituição de 400 computadores convencionais, principalmente nos entrepostos da cooperativa em cidades vizinhas, por um tipo de máquina mais “compacto” - ‘Thin Client’ - garantiu à Cooperativa Agroindustrial de Maringá (Cocamar), o primeiro lugar no Citrix Innovation Award, prêmio de inovação tecnológica concedido pela multinacional norte-americana Citrix.

A premiação ocorreu na semana passada, em Houston, no Texas. Foi a primeira vez, em três anos, que uma empresa, não norte-americana, participa da final e chega à frente dos concorrentes.

De acordo com Marcos Enomoto, gerente de Tecnologia da Informação (TI) da cooperativa, os computadores dos entrepostos ficavam muito expostos a condições agressivas, a exemplo de poeira, calor e trepidação, o que demandava muita manutenção.

“Imagine o tempo que a gente perdia quando precisava trocar uma peça em uma unidade, a 250 quilômetros da sede”, comenta.

Os produtos da Citrix adquiridos pela cooperativa - hardware Thin Client e software XenApp - praticamente eliminaram a necessidade de manutenção.

Por meio do software, as informações ficam centralizadas no servidor instalado no datacenter da empresa, em Curitiba. Nos entrepostos, o compacto Thin Client, que dispensa CPU, tem acesso a todos os programas.

“Os processos também ficaram mais ágeis, porque as informações estão concentradas em uma única máquina”, destaca Enomoto, há 18 anos no Departamento de Informática da empresa.

“Investimentos em Tecnologia da Informação são indispensáveis para fazer a gestão dos nossos negócios e manter a estrutura profissional que mantém a Cocamar”, afirma Alair Zago, gerente administrativo da cooperativa.

“Vamos continuar investindo para garantir a governança que os cooperados precisam”, garante ele.

ACIM