GERAL

Ciclo de Arborização Urbana começa nesta quinta (29)

Começa nesta quinta-feira (29), o 1º Ciclo de Estudos sobre Arborização Urbana, que vai discutir o Plano Diretor de Arborização para os municípios da região da Amusep. A solenidade de abertura está programada para as 19h30, no auditório do Bloco 6 do Cesumar, com a presença dos prefeitos Silvio Barros, de Maringá e Cido Spada, de Sarandi e presidente da AMUSEP, e do secretário da Agricultura, Diniz Afonso.

O objetivo do evento é que todos os municípios da AMUSEP elaborem um Plano Diretor de Arborização com características semelhantes, dentro da realidade regional. O engenheiro agrônomo Arney Eduardo Ecker, coordenador do Ciclo de Estudos, lembra que a plano é uma exigência legal, porém alguns municípios nem iniciaram a discussão para produzir o documento.

O Plano Diretor de Arborização vai definir desde a produção de mudas adequadas até o manejo e exigências para a remoção de árvores adultas. “Vamos definir também as atribuições do município em relação à arborização urbana”, afirma Ecker.

A preocupação, ensina ele, deve começar com a produção de mudas certificadas. Uma das iniciativas será criar um selo de certificação de mudas destinadas à arborização urbana, garantindo espécies adequadas para cada necessidade. O evento pretende também iniciar o debate em torno das espécies ideais para arborização, a forma de plantio, espaçamento, altura e o manejo correto.

“Hoje Maringá enfrenta vários problemas com a arborização porque nunca se observou estes detalhes”, explica Ecker. Porém, o município já tem o Plano Diretor de Arborização aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente e tramitando no Legislativo. O documento pode servir de base para os planos dos demais municípios da região, especialmente pelas semelhanças de clima e solo.

Manejo e plantio

O Plano Diretor de Arborização interfere de forma direta em todo manejo e plantio que será executado a partir de agora. Ecker lembra que hoje um novo loteamento tem a obrigação apenas de implantar a arborização no espaçamento correto. Com a regulamentação imposta pelo plano, será definida desde a muda e a espécie ideal, o espaçamento, a área permeável e a forma de manejo. Evitando casos como do Conjunto Borba Gato, onde a arborização atrapalha a circulação de pedestres nas calçadas estreitas.

Ele compara que Maringá tem hoje cerca de 100 mil árvores, 35% em estado sofrível e 15 mil que precisam ser erradicadas. Na média são retiradas 200 árvores condenadas por mês, e nos últimos três anos a Prefeitura plantou mais de 49 mil árvores, 13 mil na zona urbana. “Sem contar as mudas plantadas por particulares”, diz.

Outro avanço na área, segundo Ecker, foi a recuperação do viveiro municipal, que estava abandonado. Depois de três anos as mudas para replantio estão chegando no ponto. “Agora usamos mudas adultas, que garantem resultados melhores”, afirma.

Programação completa

O advogado Rogel Martins Barbosa, procurador jurídico da Prefeitura de Maringá, abre o Ciclo de Debates com palestra sobre 'Legislação Ambiental'. Na sequência, o professor Bruno Luiz Domingos De Angelis, diretor do Centro de Ciências Agrárias da UEM e vice-presidente do Conselho Deliberativo do Instituto da Árvore, faz palestra sobre 'Práticas e Diretrizes de Áreas Verdes (Arborização Urbana) no Perímetro Urbano'.

O ciclo prossegue na sexta-feira, a partir das 8 horas com credenciamento e 8h30 com minicursos, palestra e mesa redonda. São três minicursos com temas específicos. A arquiteta e paisagista Fernanda Beatriz Maróstica, do Cesumar, coordena o tema 'Paisagismo aplicado a área urbana'. O engenheiro florestal André Furlaneto, do Cesumar, dirige os debates sobre 'Plano Diretor de Arborização'.

O engenheiro agrônomo Arney Eduardo Ecker e o engenheiro florestal Ciro Braga Farhat, da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Maringá, coordenam o minicurso sobre 'Produção de espécies arbóreas para uso em arborização urbana'.

A partir das 13h30 será realizado debate sobre a 'Situação Atual da Arborização Urbana nos Municípios que Compõem a AMUSEP', com a participação do promotor de Meio Ambiente de Maringá, Manoel Ilecir Heckert; do professor Bruno De Angelis; do engenheiro florestal Paulino Mexia, chefe regional do Instituto Ambiental do Paraná; e da bióloga Lídia Maria da Fonseca Maróstica, presidente Conselho Municipal de Meio Ambiente de Maringá.

O evento é realizado pela Prefeitura de Maringá, AMUSEP, UEM, Cesumar e Instituto da Árvore, com apoio do Instituto Ambiental do Paraná, Emater e Funverde. Informações e inscrições na Secretaria de Agricultura de Maringá, pelos telefones (44) 3221 1441 ou 3221 1452.

SERVIÇO

1º Ciclo de Estudos sobre Arborização Urbana

Local: auditório do BLOCO 6 – Cesumar

Quinta-feira (29) abertura às 19h30

Sexta-feira (30) a partir das 8 horas

PMM