GERAL

Maringá será sede do IV Seminário de Educação Inclusiva

Visando a formação continuada dos profissionais da rede municipal de ensino, a Secretaria da Educação realiza, entre os dias 02 e 06 de junho, o IV Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, com a participação de cerca de 400 professores e gestores, incluindo representantes dos 66 municípios da área de abrangência de Maringá, com a participação de representantes da educação na modalidade Educação Especial.

O encontro será ministrado no Hotel Bristol, localizado na avenida XV de Novembro, 470 – Centro, e será dividido em dois períodos, durante a manhã as palestras serão ministradas das 7h30 às 11h30 e a tarde das 13 horas às 17 horas.

O seminário terá uma carga horária de 40 horas e abordará 12 eixos temáticos, contemplados nos kits. O material específico para as áreas das deficiências visual, auditiva, física e mental têm o objetivo de proporcionar cursos de formação continuada e momentos de estudo aos professores que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Por se tratar de um seminário de inclusão, com temas específicos nas áreas das deficiências, a Secretaria da Educação teve o cuidado de convidar palestrantes que pesquisam e atuam nas diferentes áreas das deficiências. Para ministrar os assuntos definidos para o encontro, foram convidados 12 palestrantes de vários estados e capitais do Brasil, como Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Curitiba.

Para viabilizar o evento, a Prefeitura, através da Secretaria da Educação, elaborou um projeto e enviou ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que repassou um recurso no valor R$ 67.000,00 em parceria com a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação.

Durante as palestras, haverá momentos de reflexão e debates, oportunizando os participantes a questionarem a respeito das diversidade nas suas respectivas instituições.

Os temas que serão abordados no seminário são: Inclusão: Um desafio para os Sistemas Educacionais; Fundamentos e Princípios da Educação Inclusiva; Valores e Paradigmas na Atenção às Pessoas com Deficiência; Diversidade Humana na Escola; Concepções, Princípios e Diretrizes de um Sistema Educacional Inclusivo; Referências Nacionais para Sistemas Educacionais Inclusivos; Escola e Família: Um Compromisso Comum em Educação; Educação Infantil no Sistema Educacional Inclusivo; Orientações e Marcos Legais para Inclusão; Experiências Educacionais Inclusivas; Atendimento Educacional Especializado para Deficiência Mental; Tecnologias Assistivas no Processo Educacional; Surdocegueira: Processo de Ensinar e Aprender; Educação de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação; Inclusão de Alunos Surdos/ Deficiência Auditiva; Inclusão de Alunos Cegos/ Deficiência Visual e Inclusão de Alunos com Autismo.

Serviço:

Informações com Ivone de Lima Yamanaka, pelo telefone 3221-6919.

PMM