MEIO AMBIENTE

Plantio de mudas marca Dia Mundial do Meio Ambiente

O plantio de 500 mudas de espécies nativas no fundo de vale do Córrego Morangueira, no próximo dia 8 de junho, vai comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho. Será o terceiro fundo de vale a ter o projeto de recuperação implantado desde o final do ano passado.

No córrego Pinguim, no Jardim São Silvestre, foram plantadas 500 mudas, e na nascente do Nazareth, no Conjunto Montreal, mais mil mudas. Todos os projetos contam com parceria da iniciativa privada, do Núcleo Regional de Educação e das associações de moradores dos bairros.

No Córrego Morangueira 110 alunos do curso técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Juscelino Kubitschek participam da elaboração do projeto e vão auxiliar no plantio. “O projeto integral prevê recuperar fundos de vale em 15 bairros de Maringá até o final do ano”, explica a coordenadora das áreas de preservação permanente da Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura, Juliani Aparecida Kerkhoff. Para isso foram fechadas as parcerias e o município fez convênio com o governo do Estado no projeto de matas ciliares. O Poder Público viabiliza o plantio fazendo o projeto, preparando a área e doando as mudas. A iniciativa privada entra com o insumo e apoio logístico e as associações de moradores de bairros fazem a manutenção da área recuperada.

Além do Núcleo Regional de Ensino, participam do programa os escoteiros do Grupo Verde Canção, Planet Kids, Copel, Sanepar, Spaipa e ALL. A Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura incentiva também a participação de escolas da rede municipal de ensino, envolvendo os alunos na recuperação e manutenção destas áreas.

PMM