GERAL

Campeonatos Brasileiro e Nipo-brasileiro de balonismo serão em junho

Serão realizados em Maringá, a partir do dia 21 de junho o 21º Campeonato Brasileiro e o 1º Campeonato Nipo-brasileiro de Balonismo. O evento está sendo organizado pela Federação Paranaense de Balonismo e conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria dos Esportes e Lazer. Ao todo 36 pilotos do Brasil e do Japão se inscreveram para as competições, que enfeitarão o céu da cidade durante uma semana.

O Campeonato Brasileiro contará pontos para o ranking nacional e definirá quem serão os representantes do país no Campeonato Mundial, na Hungria. Já o Nipo-brasileiro, que trará para o Brasil alguns dos melhores balonistas do mundo, faz parte das comemorações oficiais dos 100 anos da imigração Japonesa.

As competições de balonismo estão se tornando tradicionais no município, onde vêm sendo realizadas há 12 anos, e a cada ano atraem um número ainda maior de participantes e expectadores.

Este ano além das disputas, que acontecerão durante todos os dias, os organizadores irão promover no dia 27 de junho o Night Glow, que é a apresentação noturna onde os balões ficam presos ao solo por cordas e proporcionam um belíssimo espetáculo de luzes e cores.

Durante as apresentações do Night Glow, serão sorteados dez vôos de balão entre o público que estiver assistindo o evento. Para concorrer, as pessoas deverão doar um quilo de alimento não-perecível. Esta promoção será oferecida pelo Rotary Club Maringá Catedral.

Equipes inscritas

Cerca de 36 equipes já confirmaram presença. Entre os inscritos estão Luis Silvestre, 1º no ranking brasileiro; Lupércio Lima, campeão brasileiro em 2007 e presidente da Federação Goiana; Eduardo Melo, campeão brasileiro em 2006 e presidente da Federação Gaúcha; Rubens Kalousdian, pentacampeão brasileiro; Fábio Passos, tetracampeão brasileiro; Adriano Perini, 6 º colocado em 2007 e presidente da Federação Paranaense; Kaio Chemin, mais jovem balonista do Brasil e vencedor do 20º Festival Internacional de Balonismo de Torres; Edson Romagnoli, presidente da Confederação Brasileira de Balonismo. Além de outros pilotos dos estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Rio de Janeiro.
ACIM