GERAL

Estádio Willie Davids terá pista de atletismo

A Prefeitura comunica que no final de julho o Estádio Regional Willie Davids será interditado para receber as obras da pista de atletismo que será construída ao redor do gramado. Depois da obra concluída, o principal estádio de futebol da região se tornará o terceiro do país e o primeiro da região sul do país a ser dotado de uma pista de atletismo com dimensões oficiais para a prática da modalidade.

No Brasil, os únicos estádios de futebol que possuem pista de atletismo – com dimensões oficiais – estão localizados em Manaus e no Rio de Janeiro (estádio do Engenhão). O prazo para a conclusão da obra do estádio maringaense é de 150 dias.

Atualmente o estádio tem capacidade para 20 mil pessoas e além de partidas de futebol, também é palco de várias atrações. O estádio possui uma boa iluminação e se destaca pela ótima conservação do gramado. O local que fica em um ponto privilegiado da cidade, com fácil acesso, possui uma área coberta onde abriga centenas de cadeiras para seus torcedores, além de uma arquibancada descoberta.

O Willie Davids ainda possui quatro vestiários, sendo dois profissionais (masculino e feminino) e dois para categoria amador, além de vestiários para arbitragem com sala para massagem.

Outras acomodações do local são as salas de transmissão para a imprensa, que contam com 17 cabines com espaço para emissoras de rádio e TV, além de espaços adaptados para mais 21 cabines. “Os profissionais da imprensa contam com acomodações de boa qualidade, além de um espaço disponível no gramado”, explicou o secretário dos Esportes e Lazer, Márcio Stabille, que ainda ressaltou que a estrutura das cabines é comparada a de grandes estádios.

Manutenção

Para manter o estádio em perfeitas condições a Prefeitura conta com uma equipe de cinco funcionários que realizam diariamente os serviços gerais, executando a limpeza do local, corte de grama, marcação do campo, entre outros serviços.

O administrador do estádio, Milton Siqueira, explica que para realizar a marcação do campo é necessário uma tinta especial para não queimar a grama. “Quando são realizadas as partidas de futebol aqui no estádio, nós somos responsáveis por toda a estrutura do estádio. Por isso orientamos aos usuários sobre a tinta correta para ser utilizada”, comentou.

Sistema de irrigação

Para garantir que o campo receba a umidade necessária para se manter uniforme, desde 2006 o Willie Davids conta com a instalação dos equipamentos do sistema de irrigação.

A irrigação é feita em dias alternados, durante uma hora e quinze minutos pela manhã e pelo mesmo tempo no período da tarde. Para isso, são utilizados 25 mil litros de água por hora. A água é proveniente de um poço artesiano que abastece cinco caixas d'água de 10 mil litros cada, o que permite que o município economize R$ 15 mil por mês na irrigação do gramado, que anteriormente era feita com água clorada.

Entre os estádios brasileiros que já dispõem dessa tecnologia avançada de irrigação estão o Maracanã (RJ), a Arena do Clube Atlético Paranaense e o Estádio Olímpico, do Grêmio de Porto Alegre.

História

O Estádio Regional Willie Davids foi fundado em 30 de março de 1953, pela primeira diretoria do Melhoramentos Futebol Clube. A construção do estádio foi iniciada logo após a posse de sua diretoria com a participação de 76 membros da companhia, que desbravaram a mata, plantaram a grama do campo, construíram três vestuários, casa para o zelador, cabine de rádio e cercas internas e externas de madeira. No dia 12 de maio de 1957 o estádio foi inaugurado com o jogo de futebol entre o Melhoramentos e o Londrina.
PMM